Home Futebol De Barcelona a Londres: conheça os 10 maiores estádios da Europa

De Barcelona a Londres: conheça os 10 maiores estádios da Europa

Estádios do Velho Continente são destaques quando o assunto é tamanho e acomodação em suas infraestruturas

Gustavo Rodrigues
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

A Europa é conhecida por ser um dos centros mais modernos no futebol mundial. Não à toa, os estádios costumam causar admiração a quem não está acostumado a eles. Assistir a um jogo no Camp Nou, Santiago Bernabéu, Wembley, entre outros, traz um sentimento especial.

Portanto, decidimos fazer você mergulhar de cabeça nessa atmosfera. Selecionamos os dez maiores estádios do Velho Continente. É uma lista variada que possui campos em Barcelona, Londres e várias outros cidades espalhadas geograficamente.

Confira os 10 maiores estádios da Europa

1) Camp Nou – Barcelona, Espanha (capacidade de 99.354 pessoas)

PUBLICIDADE

O maior estádio da Europa foi inaugurado em 1957 e pertence ao FC Barcelona. É o terceiro na história do clube espanhol. Por este motivo, quando inaugurado, foi apelidado de Camp Nou (“Campo Novo”). É o quinto maior estádio de clubes do mundo.

Ao longo do tempo, o Campo Nou tornou-se um grande ponto de atrações esportivas. Em seu histórico, temos a Eurocopa de 1964, Copa do Mundo de 1982, e foi palco para duas finais de Champions League (1988-89 e 1998-99). Além disso, o estádio recebe eventos culturais que movimentam o continente.

Como a maioria dos estádios na Europa, o Camp Nou passou por uma reforma em 1998, a fim de atender as normas União das Federações europeias, o que ainda diminuiu sua capacidade, que antigamente era de 150 mil.

2) Wembley – Londres, Inglaterra (capacidade de 90.000 pessoas)

PUBLICIDADE

O famoso estádio inglês é uma unanimidade quando o assunto é tamanho para acomodação dos torcedores no Velho Continente. Afinal a infraestrutura, inaugurada em 2007, é a segunda maior em capacidade na Europa.

Apesar de sediar grandes públicos, o estádio não pertence a nenhum clube da Europa. Ele serve como palco para jogos importantes. Entre eles está final da Copa da Liga Inglesa, as semifinais e a final da FA Cup e dos playoffs da Championship, que definem duas vagas para à Premier League.

Para tamanha capacidade, o estádio também possui grande estrutura. Um dos destaques vai para os 2.618 banheiros localizados dentro da localidade, mais do que qualquer outro estádio não apenas do continente, mas também de todoo o mundo.

3) Signal Iduna Park – Dortmund, Alemanha (capacidade de 81.359 pessoas)

PUBLICIDADE

Conhecido por seus famosos mosaicos e sua lotação em praticamente todo jogo, o estádio Signal Iduna pertence ao Borussia Dortmund. Ele tem destaque não só na festa da torcida, mas também em sua capacidade na Europa. Sua inauguração foi em 1974, mas de lá para cá passou por reformas e hoje é o maior estádio da Alemanha.

Em 2005 o clube passou por problemas financeiros. Diante disso, atual nome surgiu de uma parceria com a seguradora Signal Iduna, o contrato é válido até 2021. Já sediou duas Copas do Mundo durante toda sua história: 1974 e 2006.

4) Stade de France – Saint-Denis, França (capacidade 81.338 pessoas)

O estádio de Paris se destaca pela estrutura e suporte aos torcedores. Teve sua inauguração em 1998 com um amistoso entre França e Espanha. Naquele mesmo ano, o estádio recebeu a Copa do Mundo, sede tanto da abertura como da Final entre França e Brasil.

PUBLICIDADE

Atualmente, o estádio está sem um clube mandante, por isso é muito utilizado para jogos oficiais da seleção francesa. Além disso, tem um histórico de famosos shows na Europa. Entre os artistas, destaque para Madonna, Selena Gomez, U2, Eminem e Black Eyed Peas.

5) Santiago Bernabéu – Madri, Espanha (capacidade 81.044 pessoas)

O famoso estádio do Real Madrid foi inaugurado em 1947. Originalmente seu nome era Estádio Chamartín. Após uma reformulação para melhora do estádio em 1955, a infraestrutura passou a se chamar Santiago Bernabéu, em homenagem ao ex-presidente do clube.

O estádio já foi palco de diversos jogos importantes da Europa, como quatro finais de Champions League (1956-57;  1968-69, 1979-80 e 2009-10). Também foi sede da Copa do Mundo de 1982, sediando inclusive a final entre Itália e Alemanha Ocidental. Seu último grande evento foi a final da Copa Libertadores, em 2018.

PUBLICIDADE

Há um projeto para ampliação do estádio que custará cerca de 400 milhões de euros (R$1,8 bilhão). Terá como foco a melhora do museu, do hotel luxuoso e a ampliação para os torcedores de todas as partes do continente que vão acompanhar os jogos.

6) Giuseppe Meazza – Milão, Itália (capacidade 80.277 pessoas)

Este é o famoso estádio que pertence tanto ao AC Milan como à Internazionale, inaugurado em 1926. Está localizado no distrito de San Siro, por isso também recebe este nome. Giuseppe Meazza é uma homenagem ao ex-jogador que atuou em ambas equipes italianas.

O estádio já foi palco de quatro finais de Champions League (1964-65; 1969-70; 2000-01; 2015-16). Ainda recebeu jogos da Copa do Mundo de 1934 e 1990. Já teve capacidade para 140 mil pessoas, porém os números foram diminuindo gradativamente por questões de segurança.

7) Olímpico Atatürk– Istambul, Turquia (capacidade 76.092 pessoas)

PUBLICIDADE

O estádio que já foi do Galatasaray entre 2003 e 2004, é localizado em Istambul na Turquia. Ele tem enorme capacidade para o público fanático pelo futebol na Europa. Mesmo atualmente sem um time comandante, sempre tem lotação, pois é palco para jogos neutros.

A grande final histórica da Champions League de 2004-05 entre AC Milan e Liverpool FC ocorreu no estádio. Fora do Esporte, o local é comumente usado para shows de famosas bandas.

8) Old Trafford – Manchester, Inglaterra (capacidade 75.643 pessoas)

Com a sua inauguração em 1910, o estádio que hoje pertence ao Manchester United é o mais antigo desta lista. Tem como apelido Teatro dos Sonhos, nome dado pelo ex-jogador Bobby Charlton. Já recebeu inúmeros jogos importantes, como a Copa do Mundo (1966), Eurocopa (1996) e final da Champions League (2002-03).

PUBLICIDADE

Além disso, o estádio não recebe apenas jogos de futebol da Europa, mas também partidas de rugby. Uma curiosidade é que é muito difícil conseguir ingressos, pois a maioria é comprada pelos sócios do Manchester United logo no início de temporada.

9) Allianz Arena, Munique, Alemanha (capacidade 75.021 pessoas)

O estádio que hoje pertence ao Bayern de Munique foi inaugurado em 2005. É conhecido por ter uma torcida muito presente durante toda temporada. Para se ter noção, a média de público divulgada nos últimos anos é em torno de 70 mil, praticamente ocupação completa.

Também é conhecido pela sua por sua arquitetura externa, pois a vedação apresenta 1056 painéis à prova de fogo com o formato de diamantes, divididos em 29 anéis de 700 metros de comprimento. Possui quatro telões de plasma do tamanho de dormitórios convencionais. Foi palco da abertura da Copa de 2006, com Alemanha x Costa Rica.

PUBLICIDADE

10) Millennium Stadium – Cardiff, País de Gales (capacidade 74.500 pessoas)

Situado no País de Gales, o campo foi inaugurado em 2009, gerido pela equipe Cardiff City. Foi palco da final da Champions League na temporada 2016-17 entre Real Madrid e Liverpool. Além disso, um dos maiores estádios do continente também recebe partidas de rugby, esporte em que o país é referência.

LEIA MAIS
VICE-PRESIDENTE DO SPORTING E FILHA SÃO AGREDIDOS; DIZ JORNAL