Home Extracampo Mancha Alviverde, Gaviões da Fiel, Independente e Jovem: principais torcidas organizadas de São Paulo

Mancha Alviverde, Gaviões da Fiel, Independente e Jovem: principais torcidas organizadas de São Paulo

Assim como nas últimas temporadas, os clássicos do torneio têm adotado esquema de torcida única

Luciana Piris
Jornalista, jogadora de vôlei e são-paulina.

As torcidas organizadas costumam gerar bastante discussão. Há quem diga que elas são prejudiciais ao futebol, mas outros defendem pelo espetáculo proporcionado. No Campeonato Paulista, a situação não é diferente, pois há as principais dos quatro grandes no estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, listamos cada uma delas logo abaixo. Contamos a história de cada uma e as expectativas para seus times no torneio. Além disso, também mencionamos sobre a relação fora das quatro linhas, porque elas costumam marcar presença também no Carnaval.

Confira as quatro principais torcidas do Campeonato Paulista

1) Gaviões da Fiel (Corinthians)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida foi fundado em 1969 tem mais de 115 mil associados (dados 2018). É uma torcida organizada do Brasil que tem estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias. É preciso ser corintiano fiel, preencher uma ficha, pagar uma taxa módica e assistir a uma reunião preparatória.

É a raiz comum de onde nasceram todas as demais torcidas – Camisa 12, Explosão – Coração Corintiano, Trapalhões da Fiel e outras. Sua fundação começou após derrota no Morumbi, em que o clube estava mais uma vez fora de disputar o título do torneio.

Um grupo de torcedores teve uma discussão com um dirigente do clube, seguindo para participar de um programa de televisão, onde desabafaram suas mágoas. O grupo – quase todo formado por jovens – se reuniu então na Praça 14 Bis, no bairro do Bexiga, em São Paulo. Resolveram formar uma torcida organizada e independente.

PUBLICIDADE

Essa é a principal característica da Gaviões: organizada e independente. Adotou-se o nome então de Gaviões da Fiel – Força Independente. Os departamentos de Carnaval e futebol fazem parte de uma mesma entidade. A sede fica no Bom Retiro, além de nove subsedes pelo Brasil e uma no Japão. A missão é acompanhar o Corinthians nos jogos.

PUBLICIDADE

2) Mancha Alviverde (Palmeiras)

A Mancha Verde é a maior torcida organizada do Palmeiras. Fundada em 1983 por alunos do Colégio Dante Alighieri, moradores da Pompéia, italianos e descendentes. Criada através da fusão de outras três pequenas torcidas, teve ideologia de se defender das torcidas rivais e ter respeito dos clubes rivais.

Seu símbolo é o personagem dos quadrinhos da Disney, Mancha Negra (na cor verde). E seu lema é “Dignidade, União e Glórias”. Nos jogos do time, seja no Paulista ou em outro torneio, a torcida fica na cadeira gol norte no Allianz Parque. Já no Pacaembu, é na arquibancada amarela. A sede e loja oficial estão na Barra Funda.

Atualmente, a Mancha conta mais de 90 mil sócios com diversas subsedes espalhadas pelo país e pelo mundo (Japão, Inglaterra, Espanha e Estados Unidos da América). E tem mais de dezessete torcidas aliadas.

PUBLICIDADE

3) Torcida Independente (São Paulo)

Com o lema “Um Sentimento Que Jamais Acabará” foi criada em 1947, é a maior torcida do São Paulo Futebol Clube. Foi fundada por membros da TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo) chateados com a diretoria da torcida. Isso porque na caravana de jogo contra o Cerro Porteño, no Paraguai, oito ônibus prestigiaram o time paulista, derrotado por 3×2.

Tem mais de 60 mil sócios. A estreia oficial ocorreu em 23 de abril de 1972, na partida entre São Paulo e Portuguesa Santista, no Pacaembu. Um ano depois, a sala para a criação da sede da Independente junto ao Morumbi foi adquirida. A primeira caravana foi a Piracicaba, disputou uma partida no Barão da Serra Negra contra o XV, pelo Campeonato Paulista de 1972.

A torcida possui várias subsedes no interior de São Paulo, em outros estados brasileiros e no Japão. Além da loja São Paulo Mania, em parceria com a Netshoes,que tem mais de 25 filiais pelo Brasil.

PUBLICIDADE

4) Torcida Jovem (Santos)

A fundação ocorreu ao 13 jovens se reunirem no Brás, em São Paulo pelo amor ao Santos, em 26 de setembro de 1969. É uma das mais tradicionais do futebol brasileiro. São 50 anos de trajetória acompanhando o Peixe. Logo depois da sua fundação, o Santos realizou o primeiro Jogo da Paz das Torcidas, com o slogan: “Um palavrão a menos, uma mulher a mais no estádio”. Contribuiu com a  formação da “ATUESP” (Associação das Torcidas Uniformizadas do Estado São Paulo).

Possui uma sede social localizada na cidade de São Paulo. Além, é claro, de ter também uma escola de samba desde 2003 e lutar para retornar ao Grupo Especial. Com o lema: “Com o Santos, onde e como ele estiver”, tem mais de 20 mil sócios ativos. Possui e-commerce mais sete filiais da loja Oficial dos Santos.

LEIA MAIS
QUADRA DE SOCIETY INAUGURADA PELA MANCHA VERDE TEM NOME EM HOMENAGEM A MARIDO DE LEILA PEREIRA

PUBLICIDADE
Better Collective