Home Esportes Olímpicos Com brigas internas, basquete em cadeira de rodas pode deixar de ser uma modalidade paralímpica

Com brigas internas, basquete em cadeira de rodas pode deixar de ser uma modalidade paralímpica

Uma das modalidades mais populares das Paralimpíadas pode deixar de vez a competição. Na última sexta-feira (31), esporte ja foi tirado dos Jogos de 2024

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Uma notícia trista para os fãs do esporte paralímpico. O basquete em cadeira de rodas pode deixar de vez de fazer parte do programa olímpico. Caso isso aconteça, o esporte não faria mais parte das Paralimpíadas. O motivo é conhecido. Acontece que há um impasse envolvendo o Comitê Internacional da modalidade (IWBF) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Esse impasse está diretamente ligado ao processo de classificação dos atletas para os Jogos. Para explicar de maneira mais simplificada, basta dizer que o IWBF não concorda com as normas da classificação do IPC. Seja como for, trata-se de uma questão complexa. Isso porque, ao contrário do que acontece nas Olimpíadas, nas Paralimpíadas os atletas precisam passar por avaliações. Essas avaliações individuais servem para definir se a deficiência do atleta o deixa disponível para a competição.

O objetivo do IPC é portanto deixar a competição mais igual e justa. Críticos discordam e dizem que o Comitê está excluindo atletas, quando deveria falar em inclusão. Seja como for, a polêmica já foi instaurada.

PUBLICIDADE

“Agradecemos que o basquete em cadeira de rodas seja um dos esportes mais populares nos Jogos Paralímpicos, mas isso não significa que a IWBF esteja acima das regras”, disse o presidente do IPC, Andrew Parsons, em um comunicado. “A classificação dos atletas é parte integrante de todos os esportes paralímpicos e a falha de qualquer esporte em cumprir o Código de Classificação dos Atletas do IPC é uma preocupação crítica para nós, pois pode ameaçar a integridade da competição”, completa o comunicado de Parsons.

A resposta

A IWBF respondeu que está confiante em uma solução para o caso. De acordo com os diretores da entidade, o processo de seleção dos atletas feito pela Federação é semelhante ao utilizado pelo IPC. “É importante ressaltar que a elegibilidade de nossos atletas não está em dúvida, apenas usamos métodos diferentes em nossa classificação”, disse Regina Costa, que preside a comissão de classificação da IWBF.

Vale lembrar que o esporte já foi retirado dos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. Mas esse novo impasse pode tirar a modalidade já dos Jogos de Japão. Seja como for, as duas decisões ainda podem ser mudadas.

O basquete em cadeira de rodas é um dos esportes paralímpicos mais populares do mundo. Vale lembrar que ele está no seleto grupo de modalidades que estiveram em todas as edições dos Jogos Paralímpicos. A competição masculina estreou nos Jogos em Roma, em 1960. Já a competição feminina entrou na disputa nos Jogos de Tel Aviv, em 1968.

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos são atualmente a grande potência do mundo nos dois naipes. Os norte-americanos são os atuais campeões paralímpicos entre os homens e entre as mulheres.

LEIA MAIS

Atletas paralímpicos brasileiros iniciam ciclo preparatório para Tóquio 2020