Home Futebol Como era o mundo quando Messi assinou seu primeiro contrato profissional?

Como era o mundo quando Messi assinou seu primeiro contrato profissional?

Contrato do camisa 10 do Barcelona, que então era o 30, foi assinado em 4 de fevereiro de 2004

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Como era o mundo há exatos 16 anos? Quem eram os campeões? O que fazia sucesso na TV, no cinema e na música? O tempo é exato e corresponde ao tempo que Messi assinou seu primeiro contrato profissional com o Barcelona, em 4 de fevereiro de 2004.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O mundo era muito diferente e apresentava outros clubes em alta, sucesso já esquecidos nas paradas e um Oscar para lá de dominado por uma produção inesquecível.

Como era o mundo quando Messi assinou seu primeiro contrato profissional com o Barcelona?

PUBLICIDADE

Os campeões?
Como o contrato foi assinado em fevereiro de 2004, os campeões em questão ainda eram os da temporada 2002/03 no futebol europeu e 2003 no futebol brasileiro.

Para quem não se lembra, 2003 foi o ano em que o Cruzeiro dominou o Brasil e conquistou a tríplice coroa, equivalente ao Campeonato Mineiro, à Copa do Brasil e ao Brasileirão.

Na Libertadores, o Santos havia acabado de perder a final para o Boca Juniors, em pleno Morumbi, e deixava a geração de Diego e Robinho sem a conquista continental.

Na Europa, o atual campeão espanhol era o Real Madrid, que conquistava o primeiro título dos galáticos. Na Itália, pouca coisa muda e a campeã foi ninguém menos que a Juventus.

PUBLICIDADE

A Inglaterra viu o Manchester United, de Alex Ferguson, superar o Arsenal de Wenger e conquistar mais uma vez a Premier League. Na Alemanha, mais uma vez pouca coisa mudou com o Bayern campeão.

Sem o título italiano, o Milan conquistou a Europa ao bater justamente a rival Juventus na decisão por pênaltis, que teve o brilho de Dida. A equipe rossonera, porém, perdeu a final do Mundial de 2003 para o Boca Juniors.

A FIFA também havia organizado no ano anterior mais uma edição da Copa das Confederações, que teve a França como campeã.

O Oscar
A premiação do Oscar seria realizada 20 dias após a assinatura de Messi, mas o que todos sabiam é que um filme dominaria tudo naquele ano. O Senhor dos Anéis foi indicado a 11 prêmios e levou todos os 11. Era uma aposta certeira.

PUBLICIDADE

O Brasil também teve uma importante participação no Oscar ao ser indicado a três prêmios com o filme Cidade de Deus, mas não recebeu nenhum. As categorias foram Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

A música
O fim de 2003, início de 2004, tinha como sucesso nas paradas a balada Behind Blue Eyes, do Limp Bizkit, que embalou uma série de encontros românticos.

Além desse som, Beyoncé já tinha projeção internacional e apresentava Baby Boy, pequeno garoto, assim como ainda era Messi do alto de seus 16 anos.

Em dezembro de 2003, o grande sucesso era da cantora Blu Cantrell, que apresentava Hit ‘Em Up Style ao mundo.

PUBLICIDADE

No Brasil, três sons bem diferentes dos atuais dominavam as paradas de sucesso. A mais ouvida de 2003 foi Velha Infância, dos Tribalistas, seguida de Tô Nem Aí, de Luka, e Mais Uma Vez, de álbum póstumo de Renato Russo.

Na TV
A TV mundial ainda via Friends como seu maior sucesso e acompanhava o início de sua última temporada. No Brasil, o Bom Dia e Companhia havia trocado de apresentadora, já que Jaqueline Petkovic havia passado o bastão para Jéssica e Kauê.

O programa Carga Pesada havia ganhado sua primeira temporada do remake, com os atores originais Stênio Garcia e Antônio Fagundes.

A Rede Globo também tinha um de seus maiores sucessos no ar: a novela das seis Chocolate com Pimenta. O horário nobre da emissora recebia o fim de Mulheres Apaixonadas em Outubro.

PUBLICIDADE

O que virou a partir daí?
O início de Messi no Barcelona mostrou uma nova era no mundo do futebol. O camisa 30 só estrearia oito meses depois, mas já era encarado como craque na base.

A previsão se tornou realidade e Messi iniciou ali sua caminhada para suas atuais seis Bolas de Ouro.

Leia mais:
Messi assinava seu primeiro contrato profissional com o Barcelona há 16 anos