Home Extracampo Estudo revela impacto da poluição do ar em crianças que praticam esporte

Estudo revela impacto da poluição do ar em crianças que praticam esporte

Pesquisa divulgada no Reino Unido revela que crianças que praticam esporte são ainda mais prejudicadas pela poluição do ar nas grandes cidades

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Um estudo revelado pelo projeto Breathe GB, no Reino Unido, revelou que o futuro do esporte no país pode estar em risco. Isso porque crianças estão praticando esportes em áreas com altos níveis de poluição do ar. O estudo analisou os níveis de poluição e as consequências da exposição de crianças nesses locais. Na prática, 94 praças de treinamento foram analisadas em um longo estudo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Curiosamente, uma das áreas com as análises mais altas de poluição foi a região de Birmigham. Este dado chama atenção porque foi justamente ali que se realizaram vários dos grandes eventos esportivos da Inglaterra nos últimos anos. Em 2002, a cidade recebeu os Jogos da Comunidade Britânica. Além disso, em algumas oportunidades, a cidade já pensou em ser candidata olímpica.

Muitas das áreas analisadas têm níveis acima dos limites recomendados pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com o estudo, as crianças que estão praticando esportes em meio a este nível de poluição serão afetadas no futuro. A pesquisa fala que elas desenvolverão doenças respiratórias na fase adulta. Essas doenças, ainda de acordo com o estudo, atrapalharão o desempenho esportivo dos atletas da Grã-Bretanha em um futuro próximo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que dizem os especialistas

Desde a divulgação do estudo, vários especialistas têm comentado os seus resultados alarmantes. Em uma entrevista concedida para o jornal britânico The Guardian, o médico Ian Mudway deu o seu ponto de vista. Mudway aliás é professor sênior de toxicologia respiratória do King’s College London.  “Uma criança que cresce com asma em uma cidade poluída terá sintomas piores que limitarão seu potencial de treinamento. Isso provavelmente terá um impacto no seu desempenho ideal. Estamos falando aqui de nível de desempenho”, disse ele.

Jonathan Grigg, que é professor de medicina respiratória e ambiental da Universidade Queen Mary concordou. “Há evidências muito fortes de que a exposição à poluição do ar atrapalha a função pulmonar das crianças. Crianças com função pulmonar clinicamente baixa terão capacidade reduzida de exercício”, disse ele.

A ONG Team Air (Equipe do Ar na tradução para o português) disse que irá convocar organizações esportivas, parlamentares, escolas e atletas para uma campanha contra a poluição do ar. Anella Wickenden, que é porta-voz do projeto, comentou o resultado da pesquisa. “Se você se preocupa com o esporte britânico, então você precisa se preocupar com a poluição do ar”, alertou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Estudo aponta que o Barcelona é o clube que mais gasta em salários no esporte

PUBLICIDADE
Better Collective