Home Automobilismo Fittipaldi culpa Globo por falta de pilotos brasileiros na F-1: “Ela ganhou muito dinheiro e nunca investiu na base”

Fittipaldi culpa Globo por falta de pilotos brasileiros na F-1: “Ela ganhou muito dinheiro e nunca investiu na base”

De acordo com Emerson Fittipaldi, além da Rede Globo, o governo brasileiro e a atuação de empresários também está sendo determinante para o momento do automobilismo no Brasil

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O ex-piloto Emerson Fittipaldi, uma das principais lendas do automobilismo brasileiro, marcou presença no evento do prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, em Berlim, na Alemanha, e falou sobre a ausência de de pilotos brasileiros na Fórmula 1. Para Fittipaldi, isso se deve a atuação de empresários, do governo e da própria TV Globo, que é a detentora dos direitos de transmissão das corridas no país.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Infelizmente, empresários, o governo brasileiro e a própria Globo não investiram como tinham de investir no esporte de base, que é o kart, que é um campeonato de fórmula, um de turismo… Esqueceram disso. E agora não temos nenhum piloto brasileiro na F-1. Da América Latina, só temos o (mexicano Sergio) Checo Pérez”, disse Fittipaldi, em entrevista publicada pelo jornal ‘O Estado de S.Paulo‘.

PUBLICIDADE

O ex-piloto foi questionado sobre o que o motivou a incluir a Globo na lista dos principais “causadores” da ausência de pilotos brasileiros na F-1 e explicou. “Porque a Globo é quem tem o maior benefício até hoje na F-1. Quanto dinheiro ela ganhou em cima da Fórmula 1? Você sabe qual é o projeto de maior benefício para a Globo? Todo ano é a F-1, com os direitos de televisão. Ela ganhou muito dinheiro e nunca investiu na base (dos pilotos). Agora eles falam ‘cadê piloto brasileiro?’ Investiu? Não, então não tem.”

Vale lembrar que o Brasil não possui um representante titular na F-1 desde o fim de 2017, quando Felipe Massa deixou a categoria e atualmente disputa a Fórmula E.

Curiosamente, nos últimos dois anos, dois netos de Emerson Fittipaldi despontaram como o futuro do Brasil na categoria: Pietro, de 23 anos, que é reserva da equipe Haas, e Enzo, com 18 anos, que faz parte da Academia da Ferrari para jovens pilotos.

LEIA MAIS:
Fittipaldi torce por retorno de Fernando Alonso à Fórmula 1
Após grave acidente, piloto está consciente e conversando com a família

PUBLICIDADE