Home Futebol “Aprendi muito com Pepe”; ídolo do Santos influenciou carreira de Pep Guardiola dentro e fora de campo

“Aprendi muito com Pepe”; ídolo do Santos influenciou carreira de Pep Guardiola dentro e fora de campo

Durante sua passagem pelo Ah-Ahli, Pepe teve influência direta na forma de Pep Guardiola montar seus times

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Pep Guardiola é um dos melhores treinadores da atualidade. Títulos por Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City colocam o espanhol em uma posição de destaque na história do futebol. Mas nada é por acaso. Guardiola foi treinado por Pepe em 2004. E o ídolo do Santos foi muito importante para que Guardiola pudesse aprimorar suas ideias de futebol relacionadas ao futebol.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Pepe chegou a dizer que via em Guardiola seu ‘”treinador dentro de campo”. Algo que chamava atenção do brasileiro era a sede do espanhol por se aprofundar pelo futebol. Além de defender o Al-Ahli, ele procurava conversar com seu então treinador sobre os principais campeonatos europeus como Alemão, Espanhol, Francês além da Champions League.

Outro fato importante eram as conversas sobre o futebol brasileiro. Tanto em relação aos jogadores como em relação a parte tática de times do passado

PUBLICIDADE

Inspiração no Santos e seleção de 1970

Pep gosta que seus times proponham o jogo e valorizem a parte ofensiva. Algo que ajuda a explicar isso foram as diversas conversas do espanhol com Pepe, falando sobre a seleção brasileira tricampeã em 1970 e sobre o time da Vila Belmiro.

Depois de ganhar a confiança do então treinador do Al-Ahli, Guardiola demonstrou interesse na história do Peixe e na forma como o time atuava taticamente. O brasileiro cita que o volante Clodoaldo era uma inspiração para a forma que Guardiola buscava atuar em campo.

Tal fato faz com que Guardiola já tenha declarado sua gratidão a Pepe, dizendo que aprendeu muito com ele, tanto na parte técnica como tática.

LEIA MAIS

11 brasileiros naturalizados que disputaram a Copa do Mundo por outras seleções

PUBLICIDADE

Champions, Libertadores e mais: saiba quais são os jogos desta terça (25)