Home Futebol Herói em desastre com o time do Manchester United morre aos 87 anos

Herói em desastre com o time do Manchester United morre aos 87 anos

Harry Gregg ficou conhecido como o “herói de Munique”. Isso porque ele ajudou a salva diversas vidas logo depois da queda do avião na Alemanha

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Um dos nomes mais conhecidos da história do futebol inglês faleceu nesta segunda-feira (17). Harry Gregg estava no avião que caiu e matou 23 pessoas que estavam no voo do time do Manchester United em 1958. O acidente é até hoje lembrado como o maior desastre da história do futebol inglês. Gregg tinha 87 anos e ficou conhecido como o “herói de Munique”. Isso porque ele ajudou a salvar diversas vidas naquela ocasião.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O jogador vinha trabalhando em uma fundação na Inglaterra. Essa fundação aliás leva o seu nome. O anúncio da morte do ex-jogador foi anunciada pelos perfis oficiais do projeto. “É com grande tristeza que informamos a morte da lenda do Manchester United e da Irlanda do Norte, Harry Gregg. Harry morreu pacificamente, rodeado da família”, comunicou a fundação.

Os detalhes da morte do ex-jogador não foram divulgados.

PUBLICIDADE

De acordo com a imprensa britânica, Gregg teria salvado a vida de dois jogadores do então time do Manchester United. São eles: Bobby Chrlton e Dennid Viollet. Eles teriam sido tirados de destroços em chamas logo depois do trágico acidente. Além disso, Gregg também teria salvado um bebê que estaria entre os passageiros do avião.

Carreira

Gregg sempre foi considerado um dos maiores atletas da sua geração. Mesmo antes do acidente, ele já era muito querido pelos torcedores. Ele atuava na posição de goleiro e costumava ser muito elogiado pelos críticos de futebol ao redor do mundo. Gregg começou a sua carreira profissional no ano de 1937. Na época, ele foi contratado pelo Manchester United por cerca de 23 mil libras. O valor era considerado excepcional naquela época. Foi a transferência de goleiro mais cara da história, até aquele momento.

Um ano depois, em 1938 ele foi eleito o maior goleiro do planeta.

O acidente

O time do Manchester United tinha acabado de terminar um jogo contra o Red Star, pela Copa da Europa. O avião que levava o time britânico de volta para a Inglaterra caiu logo depois da  decolagem na pista do aeroporto de Munique, na Alemanha. Gregg estava naquele avião e também ficou machucado, mas ele acabou voltando para o loval dos destroços e conseguiu salvar uma grande quantidade de pessoas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Jornal revela frase de dirigente do United na tentativa de fechar com jogador: “Você tem 15 minutos para aceitar ou vamos contratar um atacante da China”