Home Futebol A incrível história de superação de Alphonso Davies, nova joia do Bayern

A incrível história de superação de Alphonso Davies, nova joia do Bayern

Hoje titular na lateral-esquerda do Bayern, Davies chegou a passar fome em um campo de refugiados, após fugir da guerra com sua família

Pedro Victor Beija
Recifense morando em João Pessoa, 23 anos, estudante de Jornalismo do 6º período na UFPB.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A lateral-esquerda do Bayern vai ficando cada vez mais à feição de seu novo dono, o canadense Alphonso Davies, de 19 anos. Davies chegou ao Bayern em 2019, vindo do Vancouver Whitecaps, e desde então vem correspondendo ao valor investido. Mas para chegar ao patamar atual, Davies e sua família percorreram um caminho longo e duro.

PUBLICIDADE

INFÂNCIA DIFÍCIL, FOME E CHEGADA NO CANADÁ

Davies tem nacionalidade canadense, é nascido em Gana, mas possui ascendência liberiana. Seus pais, liberianos, tiveram que fugir do país, durante a Segunda Guerra Civil da Libéria (1999), e foram parar em um campo de refugiados em Gana, onde Davies nasceu. E nesse mesmo campo de refugiados, onde a fome predominava, e que por vezes precisavam caminhar sob corpos, Davies encontrava no futebol uma saída para ele e sua família.

Após cinco anos em Gana, Davies e sua família foram para o Canadá, ainda em condição de refugiados, e foram morar na cidade de Windsor, em Ontario, e logo em seguida se mudaram para Edmonton, onde deu seus primeiros passos no futebol.

PUBLICIDADE

PRIMEIROS RECORDES E DESTAQUE NA MLS

Em Edmonton, deu os primeiros passos no futebol. Jogou no Edmonton Internationals e no Edmonton Strikers, até chegar à base do Vancouver Whitecaps, o Whitecaps Residency, aos 14 anos. “Era uma vida difícil, mas quando eu tinha cinco anos de idade, um país chamado Canadá nos recebeu, e lá as pessoas no time de futebol me trataram bem e cuidaram da gente”, declarou Davies, em entrevista ao Ghana Web.

Em Vancouver, Davies rapidamente se destacou, e aos 15 anos já estava no time principal, fazendo a pré-temporada para a Major League Soccer (MLS) de 2016. No mesmo ano, assinou o primeiro contrato profissional, com o time 2 dos Whitecaps, em fevereiro de 2016, se tornando o jogador de futebol mais jovem a assinar um contrato profissional dentro da Liga Americana de Futebol (USL). A estreia oficial de Davies no time principal foi em abril do mesmo ano, e em maio marcou seu primeiro gol como profissional, se tornando o mais jovem a marcar na USL.

Sua rápida ascensão no time 2 despertou a atenção do time principal dos Whitecaps, e em julho de 2016 assinou seu contrato com o time principal, e foi direto para a equipe que estava disputando a MLS. Seu primeiro gol no time principal veio no confronto decisivo diante do Sporting Kansas City, na Liga dos Campeões da CONCACAF, quando marcou nos instantes finais e classificou os Whitecaps para a fase seguinte.

CHEGADA NO BAYERN DE MUNIQUE

Após dois anos de destaque pelos Whitecaps, os olhos dos grandes clubes da Europa estavam virados para Davies. O futebol inglês parecia ser um destino certo para ele, que tinha propostas de Manchester United, Chelsea e Liverpool, além de propostas de Real Madrid e Juventus.

PUBLICIDADE

Porém, em julho de 2018, os Whitecaps anunciaram a venda de Davies para o Bayern de Munique, da Alemanha, por 13,5 milhões de dólares, com adicionais que poderiam levar a transferência para 22 milhões de dólares, e na época foi a venda mais cara da história da MLS (posteriormente superada na venda de Miguel Almirón, do Atlanta United para o Newcastle).

Davies chegou ao Bayern em janeiro de 2019, e fez alguns jogos, saindo do banco de reservas, na segunda metade da temporada 2018/19, onde comemorou o título alemão e o título da Copa da Alemanha (DFB-Pokal). Na atual temporada (2019/20), Davies também começou no banco, e iniciou algumas partidas no time 2 do Bayern, mas devido aos problemas com lesões no time principal, precisou ser acionado, e o então treinador Niko Kovac passou a utilizá-lo como lateral-esquerdo.

TITULAR NO BAYERN

Sua estreia na função foi contra o Paderborn, no primeiro turno da Bundesliga 19/20, quando entrou no lugar de Lucas Hernández, e sua estreia como titular veio na partida diante do Union Berlin, onde atuou os 90 minutos.

Mesmo após a saída de Kovac, demitido em novembro de 2019, Davies continuou sendo utilizado, agora sob comando de Hans-Dieter Flick. Desde então, Davies é titular da posição, e já realizou 18 jogos na função, dentre eles a sua estreia na Liga dos Campeões da Europa, contra o Olympiacos.

PUBLICIDADE

A jovem promessa do Bayern já é destaque do Canadá, e possui 17 convocações para a seleção nacional, que se prepara para as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, e possui um projeto de desenvolvimento para a Copa de 2026, que o Canadá sediará junto a Estados Unidos e México.

LEIA MAIS:

Jornal alemão revela reformulação no elenco do Bayern, que busca renovação imediata com Neuer e deixa outros jogadores sem permanência garantida

Coutinho exalta momento do Liverpool, mas nega arrependimento por saída: “Estou em outra jornada”