Home Futebol Ídolo e maior artilheiro “terráqueo” do Santos, ex-atacante Pepe, o “Canhão da Vila”, comemora 85 anos

Ídolo e maior artilheiro “terráqueo” do Santos, ex-atacante Pepe, o “Canhão da Vila”, comemora 85 anos

Segundo maior goleador da história do Santos com 405 gols, Pepe completa mais um ano de uma vida dedicada ao futebol

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

O ex-atacante do Santos e da seleção brasileira, José Macia, conhecido no mundo inteiro por Pepe, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1935, uma segunda-feira de Carnaval, na cidade de Santos. Ídolo da torcida santista e considerado o maior ponta-esquerda da história do clube, o ex-jogador disputou 750 partidas vestindo a camisa do Peixe e anotou 405 gols, sendo o segundo maior artilheiro do Alvinegro Praiano.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Pepe já se auto-proclamou por diversas vezes como o maior goleador “terráqueo” do time da Vila Belmiro, por um motivo que quase ninguém contesta: “Eu sou o maior artilheiro da história do Santos, porque o Rei não conta, ele é de outro mundo”, costuma dizer sorrindo o ex-craque.

Apelidado de “Canhão da Vila” em razão de seu potente chute com a perna esquerda, sua marca registrada, Pepe jogou por 15 anos no Santos, entre 1954 e 1969, e conquistou 25 títulos: 11 Campeonatos Paulistas, seis Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes e quatro Torneios Rio-São Paulo, tornando-se o jogador com mais títulos por um único clube.

PUBLICIDADE

Pela seleção brasileira, Pepe fez 40 jogos e marcou 22 gols. Convocado para as Copas do Mundo de 1958 e 1962, na Suécia e Chile respectivamente, se contundiu nas vésperas das duas competições e não pôde atuar. Porém, integrou o elenco campeão mundial.

Pepe, ex-atacante do Santos e da seleção brasileira (Foto: Reprodução/ Site oficial Santos FC)

Pepe, ex-atacante do Santos e da seleção brasileira (Foto: Reprodução/ Site Santos FC)

O ex-atacante se despediu do Santos no dia 3 de maio de 1969, em clássico contra o Palmeiras realizado na Vila Belmiro. Extremamente disciplinado mesmo sendo “caçado” pelos adversários, Pepe jamais foi expulso de campo e recebeu o troféu Belfort Duarte pelo mérito.

Após se aposentar dos gramados, Pepe então seguiu a carreira de treinador e dirigiu o próprio Santos em 371 partidas, além de passagens por Internacional de Limeira, São Paulo, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta, Portuguesa Santista, Athletico Paranaense, Verdy Kawazaki (Japão), Al-Ahli (Qatar) e seleção peruana, entre outros.

Como técnico, conquistou o Campeonato Paulista de 1973 com o Santos, o Campeonato Brasileiro de 1986 pelo São Paulo e, no mesmo ano, novamente o Campeonato Paulista a frente da Inter de Limeira.

PUBLICIDADE

Aos 85 anos, hoje o “Canhão da Vila” é um “oldtuber” ou, segundo ele, “o youtuber mais velho” do país. Incentivado pela filha, que é jornalista, o ídolo santista criou o “Canal Pepe 11″ para relembrar histórias curiosas e engraçadas que viveu no futebol, dentro e fora das quatro linhas.

LEIA MAIS

Carlos Sánchez desabafa e tenta explicar mal momento do Santos

Confira: Kaio Jorge compara clima no vestiário com Jesualdo e Sampaoli

Lateral do Santos crê em “falta de confiança” da equipe e projeta clássico contra o Palmeiras: “Uma vitória pode mudar tudo”