Home Esportes Olímpicos LeBron James e Stephen Curry são os destaques na primeira lista do basquete olímpico dos EUA para Tóquio

LeBron James e Stephen Curry são os destaques na primeira lista do basquete olímpico dos EUA para Tóquio

País divulgou uma primeira lista com 44 nomes de peso. Lebron James já tinha afirmado que estava considerando a disputa de sua quarta edição olímpica

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

De quatro em quatro anos, o mundo do basquete se enche de expectativa para a aguardada lista olímpica dos Estados Unidos no basquete masculino. Em 2020, essa expectativa não está sendo diferente. Nesta segunda-feira (10) a Confederação de basquete dos Estados Unidos (USA Basketball) divulgou a lista preliminar dos Jogos de Tóquio. São 44 nomes elegíveis para ir para as Olimpíadas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Talvez o principal fato entre os 44 da lista, responda pelo nome de Lebron James. A lenda do basquete norte-americano já participou de três edições olímpicas. Destas, ele acabou conquistando dois ouros. Vale lembrar que James não disputou a edição olímpica do Rio de Janeiro, em 2016. Aliás, outro nome de peso da pré-lista é o de Stephen Curry além do seu companheiro de equipe, Anthony Davis.

Mas muita coisa vai mudar daqui até a divulgação oficial da lista de jogadores que, de fato, vão para os Jogos Olímpicos. Isso porque essa lista com 44 nomes vai diminuir para uma lista de apenas 12 nomes. Este é portanto o número aceito oficialmente para uma disputa olímpica. Não será diferente em Tóquio. Analistas acreditam que a disputa pelas 12 vagas será de alto nível.

PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia da força dos nomes divulgados, 19 jogadores que estão disponíveis ganharam juntos 31 medalhas de ouro em torneios internacionais para os Estados Unidos. Isso considerando apenas competições olímpicas e mundiais da modalidade. Além disso, nesta lista atual estão nove dos 12 jogadores que estiveram no título olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Outros nomes

Além dos astros já citados, a lista inclui nomes como Kevin Durant, James Harden, Kawhi Leonard e Russell Westbrook. Não é fato que esses jogadores estarão nos Jogos. Seja como for, analistas estão acreditando que, caso o time consega reunir apenas uma parte desse selecionado, será muito provavelmente imbatível nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho deste ano.

“Sempre afirmei que a equidade era importante”, disse Jerry Colangelo, diretor de basquete dos EUA. “E você ganha patrimônio participando. Então, achamos que eles mereceram o direito de serem nomeados para a lista geral do USA Basketball. É uma equipe bonita. É uma equipe tremenda e a boa notícia é que todos disseram que querem jogar “, completou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

NBA: Lebron presta homenagem a Kobe e repete lance espetacular após 19 anos