Home Esportes Olímpicos Membro do COI afirma que Jogos Olímpicos correm risco por conta do coronavírus

Membro do COI afirma que Jogos Olímpicos correm risco por conta do coronavírus

Para Dick Pound, Jogos ocorrerão, mas caso surto continue, Comitê será questionado sobre a programação.

Thiago Peruch
Colaborador do Torcedores.com.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

A realização da Olimpíada de Tóquio 2020 está sob ameaça de cancelamento. Quem avaliou essa possibilidade foi o membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Dick Pound. Em entrevista concedida para a agência de notícias “Associated Press”, o organizador mais antigo do Comitê falou sobre a “nova guerra” contra o coronavírus.

Para ele, Tóquio 2020 vai acontecer, mas há uma possibilidade de ser cancelada, caso fatos concretos ocorram até maio. “Por volta dessa data, eu diria que o pessoal vai ter que perguntar: ‘Isso está sob controle o suficiente para que possamos estar confiantes em viajar para Tóquio ou não?’” falou.

PUBLICIDADE

Mudança de sede

O Japão tem três morte confirmadas causadas pelo novo vírus. Além disso, na última atualização do Governo local, o país asiático possui 838 casos de infectados coronavírus. Desses, 619 são tripulantes do Cruzeiro Princess Diamond e 133 são infecções domésticas. Pound ponderou que a mudança de sede é uma alternativa pensada, mas difícil de ocorrer.

“Mudar (os Jogos) de lugar é difícil, porque existem poucos lugares no mundo que poderiam pensar em se preparar num curto espaço de tempo para apresentar algo”, disse.

Dick Pound, membro do COI desde 1973, tentou amenizar o clima de tensão para os competidores. “Até onde eu sei, vocês (atletas) vão estar em Tóquio. Todas as indicações nessa fase são de que tudo será como sempre. Então, continue focados em seu esporte e tenha certeza de que o COI não vai mandar você para uma pandemia”, confirmou.

No Brasil, nas Olimpíadas do Rio 2016, o Zika vírus também assustou às vésperas dos Jogos, mas não alterou o cronograma. Desde o início dos Jogos Modernos, em 1896, as Olimpíadas só foram canceladas em decorrências das duas grandes guerras, em três oportunidades: 1916, pelo primeiro conflito; 1940 e 1944, pelo segundo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Ingrid Oliveira trabalha como ambulante no Carnaval: “Não tem porque reclamar”

Sushi é bom para atletas?

Basquete brasileiro pode ficar fora das Olimpíadas após 44 anos

PUBLICIDADE