NFL: Cinco jogadores que podem decidir o Super Bowl LIV

Chiefs chegam apenas a segunda vez ao Super Bowl, já os 49ers vão disputar a sétima final 

Felipe Zamboni
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Twitter Oficial da NFL

O momento mais importante da NFL está prestes a acontecer. Faltam poucas horas para a consagração do melhor time de futebol americano da temporada 2019-20. De um lado, Kansas City Chiefs, de sete vitórias seguidas, do mágico Patrick Mahomes e do grande Andy Reid como comandante. Do outro, o San Francisco 49ers, o melhor time da NFC, repleto de jovens talentosos que buscam mais uma conquista para essa tradicional franquia da NFL. 

Dois jovens quarterbacks talentosos, uma forte defesa contra um grande ataque. Um head coach novo versus um dos mais experientes técnicos da Liga. Tudo isso em apenas um jogo. E quem irá decidir a partida e se tornar o MVP do Super Bowl? Confira aqui cinco nomes que podem dar o troféu Vince Lombardi para suas equipes.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Jimmy Garoppolo (QB) – San Francisco 49ers

Chegou o momento de Garoppolo provar que é, sim, um quarterback mais do que confiável. Mesmo sendo pouquíssimas utilizado neste playoffs, Garoppolo teve ótima temporada (3,978 jardas e 27 touchdowns) e terá enorme importância para a final. O jogo terrestre dos Niners será um fator importantíssimo, mas nada adiantará Mostert correr para 200 ou 300 jardas se o QB de San Francisco não aparecer em momentos decisivos. Embora não tenha atuado dentro de campo, Garoppolo já esteve em dois Super Bowl com o New England Patriots (XLIX e LI) e essa experiência, mesmo que da sideline, pode ajudá-lo a comandar a equipe.

Tyrann Mathieu (S) – Kansas City Chiefs 

O setor defensivo de Kansas cresceu notadamente durante a temporada, e muito disso se deve a Tyrann Mathieu. Um dos principais líderes da defesa, o “Texugo do Mel” terá a incumbência de parar os passes de Jimmy Garoppolo, principalmente, para George Kittle. Se isto acontecer, os Niners terão que correr muito com a bola, o jogo ficará previsível e a chance de San Francisco pontuar mais que os Chiefs sem o jogo aéreo será muito pequena. 

Nick Bosa (DE) – San Francisco 49ers

Calouro defensivo do ano, Bosa terá a “simples” missão de deter Patrick Mahomes. Com dez tackles e três sacks nas duas partidas de playoffs, Bosa novamente mostrou que é a principal esperança para parar o quarterback dos Chiefs. Contra um dos melhores, senão o melhor, lançador da NFL, capaz de fazer coisas aparentemente impossíveis, a única forma de impedir que Mahomes faça algo extraordinário é pressioná-lo, mas pressioná-lo muito. Com sua energia e forte explosão, Bosa terá que caçar o principal jogador adversário a todo o momento, a cada snap. 

Missão extremamente difícil, mas de fundamental importância para a sexta conquista de Super Bowl para o San Francisco.

Raheem Mostert (RB) – San Francisco 49ers

O cara da final de Conferência Nacional, contra o Green Bay Packers. Mostert, mais uma vez, irá precisar correr e correr. Enfrentando a sétima pior defesa contra o jogo terrestre que cedeu, em média, 128.2 jardas terrestres por jogo na temporada regular, o running back dos 49ers será peça chave para o resultado desta partida. Se Mostert conseguir correr com a bola ele, além de cansar a defesa adversária, que por sinal é mais fraca que a de San Francisco, irá deixar Mahomes menos tempo em campo, e isso será ótimo para o time da Califórnia.

Outro ponto importante é que, com o funcionamento do jogo terrestre, abre-se espaço para o play action, no qual Garoppolo tem 10.8 jardas de média, 3.5 jardas a mais do que em outras situações.

Patrick Mahomes (QB) – Kansas City Chiefs 

Sem dúvida, se existe alguém para conquistar esse título para Kansas, esse é Patrick Mahomes. Mesmo após uma lesão na patela do joelho, o quarterback voltou a fazer o que mais ninguém faz. Nestes playoffs, foram oito touchdowns lançados, 615 jardas aéreas e nenhuma interceptação. Tudo isso em apenas dois jogos. Na decisão de logo mais, Mahomes terá Tyreek Hill e Travis Kelce como alvos para a vitória. 

É evidente que o QB dos Chiefs será pressionado, e por isso correr será necessário. Na decisão de Conferência, Mahomes fez uma jogada épica e correu para anotar o touchdown. Nos momentos certos, utilizar de corridas do Mahomes, mesmo que improvisadas, será essencial para dar sobrevidas ao ataque.

O desafio não será fácil, Mahomes irá enfrentar uma belíssima defesa, mas o quarterback já se mostrou preparado para enfrentar o que vier pela frente.

LEIA MAIS 

Mahomes x Garoppolo: Super Bowl LIV reserva confronto de futuros dominantes da NFL

Super Bowl LIV: Confira 15 estatísticas envolvidas em Chiefs vs. 49ers