Home Esportes Olímpicos Pré-olímpico de badminton é adiado por causa do surto do coronavírus

Pré-olímpico de badminton é adiado por causa do surto do coronavírus

Trata-se de mais uma competição adiada por causa do surto. Federação optou pelo adiamento logo depois que vários atletas começaram a desistir da competição

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O surto do coronavírus segue causando sérios estragos no mundo do esporte. Essa máxima é verdadeira especialmente para o grupo dos esportes olímpicos. Acontece que estamos a alguns meses da Cerimônia de Abertura dos Jogos. Dessa forma, é natural que a esta altura, uma série de eventos classificatórios aconteçam. Mas o esporte não está imune ao aparato da preocupação mundial que envolve a questão. Com isso, o pré-olímpico internacional de badminton foi adiado.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Esta não chega bem a ser uma novidade. Desde a semana passada, vários importantes atletas se negaram a participar da competição. Pensando nisso, a Federação Internacional de Badminton (BWF) decidiu optar pelo adiamento do torneio que dará vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O evento aconteceria entre os dias 25 de fevereiro e 1 março, na ilha de Hainan. Trata-se de uma província insular da China. É o ponto mais ao Sul do país.

Vale lembrar que o surto do coronavírus está acontecendo especialmente na região da cidade de Wuhan. Ou seja, o epicentro do problema está bem longe do local onde aconteceria o torneio. Seja como for, vários atletas começaram a desistir e a BWF optou pelo adiamento. Uma nova data ainda não foi definida. A entidade também não informou se existe a possibilidade de uma mudança de sede.

PUBLICIDADE

O que diz a BWF

Internamente, fontes informam que a BWF fez de tudo para não adiar o evento. O motivo é simples: o calendário desta temporada está apertado. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos começam oficialmente no dia 24 de julho deste ano. Dessa forma, estamos a apenas alguns meses do evento. Assim, a ideia é marcar um novo evento qualificatório o quanto antes.

A Federação informou a opção pelo adiamento em um comunicado curto e direto. “A Federação Mundial de Badminton (BWF) e a Associação Chinesa de Badminton (CBA) podem confirmar a decisão de adiar o Lingshui China Masters 2020. Essa decisão vem pós preocupações crescentes com o surto de coronavírus na China e arredores”, diz o comunicado.

De acordo com a própria federação, a tendência é que a nova data para a competição seja marcada para o mês de maio. Caso isso aconteça, o evento deixaria de ser classificatório para as Olimpíadas. Isso porque há um limite de tempo exigido para a soma dos pontos.

Até a publicação desta matéria, 259 pessoas foram mortas por causa do surto do coronavírus. A grande maioria destas mortes aconteceram na China.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Piada de rival sobre coronavírus revolta chinesa campeã do UFC