Home Esportes Olímpicos Prêmio Laureus: Oksana Masters vence na categoria de Melhor Atleta Paralímpico

Prêmio Laureus: Oksana Masters vence na categoria de Melhor Atleta Paralímpico

Oksana Masters teve que superar diversos problemas físicos no nascimento e o abandono dos pais biológicos em um orfanato para conseguir sobreviver

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A atleta Oksana Masters conquistou nesta segunda-feira (17) o título de Melhor Atleta Paralímpica no Prêmio Laureus 2020, realizado em Berlim, na Alemanha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na temporada passada, a atleta conquistou cinco medalhas de ouro no Mundial de Ski Paranórdico, tendo conseguido também duas medalhas de prata.

Para completar a temporada, Oksana Masters também obteve o título da Copa do Mundo cross-country em 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A atleta está com rendimento em alto nível desde pelo menos 2018, quando conquistou as medalhas de ouro na Paralimpíada de Inverno no cross-country 1.5km e ski 5km, depois de superar diversas lesões.

 

História de Oksana Masters

Oksana Masters nasceu em junho de 1989 com diversos problemas que incluíram hemimelia tibial (diferentes tamanhos das pernas), falta de canelas para sustentação de peso nas panturrilhas, dedos sem polegares e seis dedos nos pés.

PUBLICIDADE

Como se os problemas físicos não fossem o bastante, ainda precisou ainda superar o abandono de seus pais em um orfanato na Ucrânia (país onde nasceu) até completar 7 anos.

PUBLICIDADE

Sua vida começou a melhorar quando foi adotada por professor de terapia norte-americano, chamado Gay Masters. Sendo assim, passou a viver nos Estados Unidos a partir de 1997.

Oksana teve as pernas amputadas quando completou 13 anos, pois não havia mais como o peso ser sustentado.

A carreira de Oksana Masters começou em 2011, com a disputa das preliminares do Campeonato Mundial Adaptativo com o parceiro Augusto Perez. Na ocasião, havia terminado em segundo lugar.

O desempenho foi o motivador necessário para que ela despertasse o interesse da equipe dos EUA para a disputa dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, onde conquistou medalha de bronze (duplas mistas nos braços).

PUBLICIDADE

A partir de 2012, seu parceiro fixo foi o norte-americano Rob Jones, um veterano que perdeu as duas pernas com uma explosão na Guerra do Afeganistão.


LEIA MAIS

Prêmio Laureus: Lionel Messi e Lewis Hamilton dividem prêmio de Atleta do Ano

Surfista português atingido por onda gigante já respira sem ajuda de aparelhos

PUBLICIDADE
Better Collective