Home Torcedoras Presença de área, força e técnica: saiba mais sobre Bia Zaneratto, nova jogadora do Palmeiras

Presença de área, força e técnica: saiba mais sobre Bia Zaneratto, nova jogadora do Palmeiras

Bia Zaneratto foi anunciada nesta quarta-feira (12) pelo Palmeiras e chega por empréstimo junto ao Wuhan Xinjiyuan até o dia 1º de junho de 2020

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

O Palmeiras anunciou, nesta quarta-feira (12), um reforço de seleção brasileira para sua equipe de futebol feminino. A atacante Bia Zaneratto foi cedida por empréstimo pelo Wuhan Xinjiyuan, da China e defenderá o Verdão até o dia 1º de junho deste ano. A contratação gerou uma enorme repercussão nas redes sociais e traz grandes expectativas aos torcedores palmeirenses. O Torcedores.com preparou um “raio-x” da Imperatriz, como é chamada a nova contratada do alviverde. Confira:

PUBLICIDADE

DAZN agora custa menos de R$1,00 por dia e o primeiro mês é grátis! Assine já!

De Araraquara para o mundo: a carreira de Bia Zaneratto no futebol

A trajetória de Bia no futebol se iniciou em Araraquara, interior de São Paulo, cidade onde nasceu. Aos 7 anos de idade, já se destacava, sendo a única menina a atuar nos times da escola e da ONG Espaço Criança. Como ocorre com muitas jogadoras em início de carreira, ela enfrentou o preconceito e chegou a trocar o futebol pelo vôlei.

Aos 13 anos, recebeu o convite para defender o recém-criado time feminino da Ferroviária e retornou aos gramados, para a sorte do futebol brasileiro, que ganharia um de seus principais talentos na atualidade.

PUBLICIDADE

A qualidade de Bia Zaneratto rapidamente despertou a atenção dos coordenadores de base da seleção brasileira, fazendo com que a jovem fosse convocada para a equipe sub-17, mesmo com quatro anos abaixo da idade limite da categoria.

Aos 17 anos, a atacante foi chamada para a seleção principal pelo técnico Kleiton Lima, dividindo o gramado com craques como Cristiane, Marta e Formiga. No mesmo ano (2010), foi contratada pelo Santos e fez sucesso atuando pelas Sereias da Vila.

Com o fim da geração de ouro do clube paulista, Bia acumulou passagens por Bangu e Vitória das Tabocas, antes de se transferir para o Incheon Hyundai Steel Red Angels.

Na equipe da Coreia do Sul, a brasileira fez enorme sucesso, recebendo o apelido de Imperatriz. Foram sete anos de conquistas, gols e idolatria no país asiático (intercalados com um empréstimo ao Corinthians no período), antes de assinar com o Wuhan Xinjiyuan.

PUBLICIDADE

Jogadora fundamental no ataque da seleção brasileira, a atleta de 26 anos possui vasta experiência com a camisa amarela. Entre participações em Jogos Olímpicos, Copa América e três convocações para as Copas do Mundo de 2011, 2015 e 2019, a artilheira mantém seu faro de gol, que promete dar muitas alegrias aos torcedores do Palmeiras nos próximos meses.

Estilo de jogo e características

Bia Zaneratto reúne uma combinação de qualidades rara para jogadoras de sua posição. Com 1,76 m, possui muita qualidade no jogo aéreo e porte físico de uma típica camisa 9, utilizando muita força física diante das defensoras e trabalhando como pivô em alguns momentos.

Porém se engana quem pensa que Bia se limita a permanecer estática na área adversária. Com velocidade, explosão e muita técnica, também se torna uma forte ameaça em velocidade, sendo capaz de produzir arrancadas e jogadas imparáveis vinda de trás.

A qualidade na finalização, a presença de área e seu faro de gol são três das caraterísticas mais marcantes do jogo da atacante. O bom posicionamento torna Bia uma opção frequentemente acionada pelas companheiras tanto em jogadas pelas laterais, quanto em lançamentos ou tabelas.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=2_bvUaqTOSc

Como Bia atuará no time do Palmeiras?

O atual elenco do Palmeiras tem em seu setor ofensivo uma das principais forças da equipe. O técnico Ricardo Belli tem optado por escalar a equipe com duas atacantes mais fixas, contando com forte aproximação das laterais/alas Isabella e Vitória, que promovem triangulações das quais resultam as principais jogadas criadas pelas Palestrinas nesta temporada.

Neste contexto, Bia Zaneratto deve aparecer no time titular no lugar da recém-contratada Ottilia, que substituiu a lesionada Rosana nesta segunda rodada do Brasileirão Feminino. A tendência é que a Imperatriz forme uma dobradinha interessante com a habilidosa Carla Nunes no comando de ataque do Verdão, contribuindo com tabelas e jogadas em velocidade.

Nos momentos em que estiver mais centralizada, Bia será alvo fundamental para as jogadas de pivô e ultrapassagem das alas, além de ser referência nos cruzamentos e jogadas de bola parada.

PUBLICIDADE

Em uma outra variação do esquema, poderá atuar atrás das duas atacantes, ajudando na criação das jogadas ofensivas e participando das triangulações no ataque. Com este eventual posicionamento, terá espaço para finalizar  de fora da área e para colocar em prática suas conhecidas arrancadas.

Seja como centroavante, segunda atacante ou mesmo meia, o certo é que Bia Zaneratto será a grande esperança de gols e principal referência do Palmeiras nos próximos meses, levando a equipe a bater de frente com as principais forças do futebol nacional.

LEIA MAIS:

Mercado da Bola: Palmeiras contrata atacante Bia Zaneratto

PUBLICIDADE