Home Extracampo Presidente do PSG e ex-secretário geral da Fifa são acusados de corrupção pela justiça suíça

Presidente do PSG e ex-secretário geral da Fifa são acusados de corrupção pela justiça suíça

Nasser al-Khelaifi e Jerome Valcke foram denunciados pelo Ministério Público da Suíça

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O Ministério Público da Suíça (MPS) oficializou, na manhã desta quinta-feira (20), que apresentou acusação contra o atual presidente do PSG, Nasser al-Khelaifi, e o ex-secretário geral da Fifa, Jerome Valcke.

De acordo com o MPS, Valcke é acusado de corrupção passiva, gestão injusta múltipla e qualificada, e falsificação de títulos. O presidente do PSG, por sua vez, é acusado de instigar a gestão injusta praticada pelo ex-secretário geral da Fifa.

PUBLICIDADE

“A investigação revelou que Valcke obteve o reembolso de um depósito de aproximadamente 500.000 euros que ele pagou a terceiros por uma casa na Sardenha, após a compra da casa por Al-Khelaifi, através de uma empresa”, iniciou o Ministério Público.

“Valcke então obteve de Al-Khelaïfi o direito exclusivo de desfrutar da vila por um período de 18 meses no total – até sua suspensão da FIFA – sem ter pago um aluguel que valha a pena, estimado entre aproximadamente 900.000 euros e 1,8 milhões de euros”, acrescentou.

PUBLICIDADE

“Valcke recebeu três pagamentos, totalizando 1,25 milhão de euros, à sua empresa Sportunited Sàrl”, prosseguiu.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Em relação ao caso de gestão injusta múltipla e qualificada, o Ministério Público suíço disse que a denúncia “decorre do fato de a Valcke não ter anunciado as vantagens mencionadas à FIFA, comportando-se de maneira contrária aos seus deveres no âmbito de sua atividade como Secretário-Geral deste último, e do fato de que ele se enriqueceu ilegalmente”.

Sobre as falsificações de títulos, o MPS alega que “Valcke é acusado de ter ordenado o estabelecimento de balanços da Sportunited Sàrl, contrariamente à realidade para os anos de 2013 e 2014, contabilizando falsamente como empréstimos os três pagamentos”.

De acordo com o MPS, sobre os casos de suborno, Valcke fez uso do poder do cargo de secretário geral para influenciar no repasse de direitos de transmissão das Copas do Mundo e Copas das Confederações realizadas entre 2018 a 2030.

PUBLICIDADE

“As suspeitas de que Valcke aceitaria um relógio de luxo que Al-Khelaïfi lhe ofereceu em troca de sua influência como Secretário Geral da FIFA não foram confirmadas. Uma ordem de classificação relacionada a esses fatos foi emitida em fevereiro de 2020”, finalizou o MPS.

Veja a seguir a denúncia contra o presidente do PSG e o ex-dirigente da Fifa: 

https://twitter.com/lassanawelt/status/1230442443675492353

Leia também:

PUBLICIDADE

Neymar não é profissional fora de campo, insinua ex-jogador: “é fácil duvidar de sobre sua preparação”