Home Futebol Santos x Ferroviária: importância que difere do masculino para o feminino

Santos x Ferroviária: importância que difere do masculino para o feminino

Clássico no feminino, Santos e Ferroviária vão além do histórico de confrontos que existe no masculino. Mas isso impacta em quem vence mais

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

O Alvinegro Praiano enfrente, neste domingo, o ferroviária pelo Paulistão 2020. Para a equipe masculina do Santos, este pode ser um confronto de menor expressão. Mas no futebol feminino, este é um dos maiores clássicos brasileiros. Por quê? Qual seria o motivo de tanta expressão em uma categoria e na outra ser apenas um jogo sem tanta rivalidade?

PUBLICIDADE

Conheça a TV Torcedores, nosso canal no Youtube

PUBLICIDADE

Pelo histórico dos confrontos e relevância de títulos. No masculino, Santos e Ferroviária já se enfrentaram 70 vezes. E a diferença de vitórias é grande. A equipe da baixada santista venceu 37 vezes, perdeu 14 para o time do interior e protagonizaram um empate em 19 jogos. Ainda, o Santos já se manteve 17 jogos sem perder, neste confronto. Fato que fortalece ainda mais a discrepância entre as equipes.

Santos liderando os gols

A diferença de gols também é gritante. Enquanto o alvinegro marcara 123 gols em todo o histórico do encontro, a equipe grená fez apenas 69. Pouco mais da metade que sofrera.

Por mais que existem históricos de goleada para ambos lados, estes aconteceram há, pelo menos, 20 anos. Como o 5 a 1 para o Ferroviária, em 1963 e o 7 a 2 para o Santos, em 1962.

Relevância no feminino

No feminino a história é outra. As Guerreiras Grenás estão, ano sim e ano também, dando trabalho para as Sereias da Vila. Sempre com placares apertados e jogos disputadíssimos, o confronto fica na equidade, pelo menos nos últimos anos. Tornando-o um clássico.

PUBLICIDADE

No último encontro, em jogo de vai e volta, o Santos venceu o Ferroviária fora de casa por 1 a 0. Na volta? Perderam por 2 a 1, no Ulrico Mursa em Santos. O resultado? Eliminação das Sereias, nos pênaltis, para a equipe do Interior.

E o confronto no futebol feminino se torna grande não apenas pelo encontro entre as equipes. Mas sim, porque a equipe grená já conquistou grandes títulos nos 19 anos de categoria feminina: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro (2x) e Taça Libertadores da América de 2015.

Pelo masculino, as equipes se enfrentam hoje, às 19h, no estádio Doutor Adhemar de Barros, a Fonte Luminosa, em Araraquara. O Santos busca su 4ª vitória no Paulistão para ir a 3 pontos e se manter líder isolado do Grupo A (2º no geral). Já a Ferroviária tenta sua segunda vitória, para se aproximar do Red Bull Bragantino, que é terceiro, no Grupo D.

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Perspectiva 2020: O que esperar do Santos na temporada?