Home Futebol Há 51 anos, o Santos de Pelé parava a guerra na África

Há 51 anos, o Santos de Pelé parava a guerra na África

Santos de Pelé e companhia venceu a seleção do centro-oeste da Nigéria, em partida histórica que deu trégua e cessar fogo à Guerra de Biafra

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

O Santos completará em abril 108 anos de existência. E um dos muitos fatos marcantes de sua história aconteceu exatamente há 51 anos, em 4 de fevereiro de 1969, na África: o time de Gilmar, Lima, Toninho Guerreiro, Pelé e Edu parou a Guerra de Biafra, na Nigéria, que já durava dois anos. Os conflitos entre nigerianos e separatistas do leste africano, que queriam a criação da República de Biafra, cessaram apenas para ver o clube brasileiro jogar.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Naquela época, o Santos excursionava pelo mundo inteiro e, no começo de 1969, o Peixe já havia feito um jogo amistoso na Nigéria. Os torcedores africanos gostaram tanto do que viram que pediram mais uma apresentação de Pelé e companhia, mesmo com o país no meio de uma sangrenta guerra civil.

No dia 4 de fevereiro, em Benin, região nigeriana da África Ocidental, a equipe da Vila Belmiro jogava então no gramado ruim do estádio de Ogbe, completamente lotado. Em campo, vestidos de branco, estavam Gilmar, Turcão, Ramos Delgado, Joel e Rildo, Lima, Manoel Maria, Toninho Guerreiro, Pelé e Edu, que venceram por 2 x 1 o selecionado do centro-oeste da Nigéria, com gols de Edu e Toninho.

PUBLICIDADE

No entanto, o time santista comandado pelo técnico Antoninho desconhecia a real dimensão dos acontecimentos políticos naquela região do continente africano e o amistoso, conhecido até hoje como “Jogo da Guerra Suspensa”, só foi realizado depois que autoridades nigerianas deram garantias de segurança ao Santos.

Crédito: Site oficial Santos FC

Crédito: Site oficial Santos FC

A passagem do Santos de Pelé em solo africano foi algo tão importante que, no dia da histórica partida, foi decretado feriado na parte da tarde. O governador local, além de conceder cessar fogo, ainda permitiu livre acesso sobre a ponte que ligava as cidades de Benin e Sapele, de modo que qualquer pessoa pudesse se locomover para ver o Peixe jogar. Depois do duelo, assim que os brasileiros subiram a bordo do avião que os levaria de volta ao Congo, a guerra recomeçou.

Durante toda a excursão na África, o Santos fez nove jogos, com cinco vitórias, três empates e uma derrota. Pelé, a grande atração, fez oito dos 19 gols marcados pela equipe. A guerra entre os nigerianos e o movimento separatista havia começado em 1967 e só terminou em janeiro de 1970, com mais de um milhão de mortos.

LEIA MAIS

Felipe Jonatan quer ser lembrado no Santos: “O que vai deixar minha história no clube são os títulos”

Mercado da Bola: Santos renova contrato de jovem atacante da base e põe multa milionária

Van Persie relembra vitória da Holanda na Copa de 2010: “O Brasil era melhor…Tivemos um pouco de sorte”