Home Futebol Seleção masculina dos EUA pede que mulheres passem a ganhar três vezes mais do que os homens no futebol

Seleção masculina dos EUA pede que mulheres passem a ganhar três vezes mais do que os homens no futebol

Homens do futebol norte-americano acusaram a Federação norte-americana de “vender uma falsa narrativa que prejudica as mulheres do futebol”

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Um sindicato que representa os jogadores masculinos dos Estados Unidos fez uma dura exigência para a Federação de Futebol do país. Esses jogadores homens querem que as mulheres ganhem, pelo menos, três vezes mais do que os homens no país. Aliás, isso valeria para a comparação entre as seleções masculina e feminina. Vale lembrar que as meninas venceram a última edição da Copa do Mundo da FIFA. Mas os homens sequer conseguiram a classificação para o Mundial da Rússia.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

De acordo com esses jogadores, a Federação de Futebol dos Estados Unidos “trabalha duro para vender uma narrativa falsa na sua posição que contraria a luta das mulheres por salários mais altos”. Sobre essa questão, o sindicato que representa os homens lançou um longo comunicado criticando duramente a política salarial da federação norte-americana.

“O acordo de 2017-2021 das mulheres é pior do que o 2011-2018 dos homens. A Federação continua discriminando a equipe feminina tanto em pagamentos quanto em condições de trabalho. Nós acreditamos que as mulheres deveriam receber significativamente mais do que o acordo que expirou para os homens. Acreditamos que essa diferença deveria ser, pelo menos, o triplo no salário masculino”, diz a nota.

PUBLICIDADE

Luta Longa

A luta feminina por igualdade salarial no futebol dos Estados Unidos aliás é muito longa. Mas o fato é que ela ganhou pontos altos nos últimos meses. Em 2019, todas as 29 jogadoras da seleção principal dos Estados Unidos processaram a Federação do país. Elas alegaram portanto que a entidade estava discriminando as meninas antes da sua campanha na Copa do Mundo da FIFA da França.

Sobre este caso, um julgamento está marcado para o próximo mês de maio. Ainda na época em que as meninas entraram com o processo, a Associação Nacional de Jogadores de futebol já tinha manifestado apoio para a causa das meninas da Seleção principal.

“O que acreditamos que deva acontecer é simples. É preciso pagar as mulheres significativamente mais do que o acordo de homens que expirou recentemente”, diz o comunicado. “Aliás, eles estão usando essa narrativa falsa como arma contra membros atuais e antigos da Seleção Nacional Feminina dos Estados Unidos”, completa o comunicado.

LEIA MAIS

Jogadora fala sobre homofobia no futebol: “Preconceito vai diminuir se um grande jogador se assumir”