Home Futebol Taça Guanabara vai ter um clube pequeno na final pela sétima vez no Século XXI

Taça Guanabara vai ter um clube pequeno na final pela sétima vez no Século XXI

Boavista e Volta Redonda disputam vaga na final do primeiro turno do Estadual

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.

A Taça Guanabara vai ter um clube de menor investimento na final. Isso porque Boavista e Volta Redonda se enfrentam no próximo domingo (16), às 16h, no Estádio Elcyr Resende pela semifinal da competição. Esta vai ser a sétima vez, neste século, que um clube pequeno vai tentar desafiar a hegemonia dos grandes no primeiro turno do Estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os quatro grandes do Rio de Janeiro sempre costumam ser favoritos a conquista da Taça Guanabara. Mas isso não impede que alguns clubes de menor investimento não busquem surpreender. Sobretudo por terem um tempo pré-temporada muito maior.

Entre os que mais chegaram na final do primeiro turno, quem se destaca é o Boavista. O Verdão de Bacaxá já chegou na decisão em 2011 e 2018. No entanto, nas duas oportunidades, a equipe de Saquarema perdeu ambas para o Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além do Boavista, Resende (2009), Madureira (2007), América (2006), Americano e Volta Redonda (ambos em 2005) já pleitearam o título. Mas destes, apenas o Voltaço já conseguiu erguer a Taça Guanabara.

O título, curiosamente, foi sobre outro dos chamados pequenos. O time da Cidade do Aço venceu, nos pênaltis, o Americano. Confira a abaixo em pleno Maracanã:

Naquele ano, o Volta Redonda, do artilheiro Túlio Maravilha, eliminou a Cabofriense na semifinal. Enquanto o Americano havia passado pelo Botafogo. Na final do Estadual, porém, o Voltaço acabou sendo vice-campeão após perder para o Fluminense.

PUBLICIDADE

Contudo, vale ressaltar que entre 2015 e 2017, o Cariocão mudou a fórmula de disputa e o não houve decisões da Taça Guanabara nem da Taça Rio.

PUBLICIDADE

Leia Mais

Better Collective