A Taça Guanabara vai ter um clube de menor investimento na final. Isso porque Boavista e Volta Redonda se enfrentam no próximo domingo (16), às 16h, no Estádio Elcyr Resende pela semifinal da competição. Esta vai ser a sétima vez, neste século, que um clube pequeno vai tentar desafiar a hegemonia dos grandes no primeiro turno do Estadual.
Os quatro grandes do Rio de Janeiro sempre costumam ser favoritos a conquista da Taça Guanabara. Mas isso não impede que alguns clubes de menor investimento não busquem surpreender. Sobretudo por terem um tempo pré-temporada muito maior.
Entre os que mais chegaram na final do primeiro turno, quem se destaca é o Boavista. O Verdão de Bacaxá já chegou na decisão em 2011 e 2018. No entanto, nas duas oportunidades, a equipe de Saquarema perdeu ambas para o Flamengo.
Além do Boavista, Resende (2009), Madureira (2007), América (2006), Americano e Volta Redonda (ambos em 2005) já pleitearam o título. Mas destes, apenas o Voltaço já conseguiu erguer a Taça Guanabara.
O título, curiosamente, foi sobre outro dos chamados pequenos. O time da Cidade do Aço venceu, nos pênaltis, o Americano. Confira a abaixo em pleno Maracanã:
Naquele ano, o Volta Redonda, do artilheiro Túlio Maravilha, eliminou a Cabofriense na semifinal. Enquanto o Americano havia passado pelo Botafogo. Na final do Estadual, porém, o Voltaço acabou sendo vice-campeão após perder para o Fluminense.
Contudo, vale ressaltar que entre 2015 e 2017, o Cariocão mudou a fórmula de disputa e o não houve decisões da Taça Guanabara nem da Taça Rio.

