Home Tênis ATP suspende circuito masculino por seis semanas por conta da pandemia do coronavírus

ATP suspende circuito masculino por seis semanas por conta da pandemia do coronavírus

Entidade explicou que a decisão foi tomada a fim de preservar a saúde de todos os envolvidos; doença já matou mais de 4 mil

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

A ATP (Associação de Tenistas Profissionais) anunciou nesta quinta-feira (12) que o circuito masculino de tênis está suspenso por seis semanas por conta da epidemia do novo coronavírus. Em nota, Andrea Gaudenzi, presidente da instituição, lamentou a decisão, mas ressaltou a importância em proteger a comunidade do tênis dos riscos da doença. Com a medida, diversas competições serão afetadas, como o Miami Open, o Masters 1000 de Monte Carlo e o ATP 500 de Barcelona. A previsão de retorno dos torneios é para a semana do dia 27 de abril, com os torneios ATP 250 de Estoril, em Portugal, e de Munique, na Alemanha.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Suspensão do circuito ATP

Em seu pronunciamento a respeito da interrupção do circuito ATP, Gaudenzi enfatizou a “grande perda” para os torneios, mas ressaltou que a decisão foi fundamental para “proteger a saúde” de todos os envolvidos com o esporte.

PUBLICIDADE

“Esta não é uma decisão tomada de ânimo leve e representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs em todo o mundo. No entanto, acreditamos que esta é a ação responsável necessária neste momento, a fim de proteger a saúde e a segurança de nossos jogadores, equipe, comunidade de tênis mais ampla e saúde pública em geral diante dessa pandemia global”, disse.

O dirigente também detalhou todos as barreiras trazidas pela doença ao circuito mundial de tênis.

PUBLICIDADE

“A natureza mundial de nosso esporte e as viagens internacionais necessárias apresentam riscos e desafios significativos nas circunstâncias atuais, assim como as diretrizes cada vez mais restritivas emitidas pelas autoridades locais”, afirmou.

Por fim, o presidente da ATP garantiu que a instituição monitora a situação.

“Continuamos monitorando isso diariamente e esperamos que o Tour seja retomado quando a situação melhorar. Enquanto isso, nossos pensamentos e desejos estão com todos aqueles que foram afetados pelo vírus”, concluiu.

Indícios

A decisão anunciada pela ATP já era prevista por um jornalista britânico. Nesta quarta-feira (11), Russel Fuller, correspondente de tênis da rede BBC, já havia anunciado que tenistas estavam reunidos no Conselho de Jogadores, indicando que a suspensão do circuito masculino e da WTA ocorreria.

Até a última atualização desta reportagem, a WTA, responsável pelo circuito feminino, ainda não havia se manifestado a respeito do possível cancelamento de torneios.

Impactos já ocorridos no tênis

O novo coronavírus já causou diversos impactos no circuito mundial de tênis. O maior deles ocorreu no último domingo (08), quando o torneio de Indian Wells, um dos principais do planeta, foi cancelado.

Nesta quarta-feira (08), as finais da Fed Cup, que seriam disputadas na Hungria, foram adiadas. A medida foi tomada após o país entrar em estado de emergência por conta da doença.

A rodada da Copa Davis disputada na última semana também registrou problemas. Três jogos da competição foram disputados sem público. No confronto entre Japão e Equador, boleiros utilizaram luvas e cestas com o objetivo de reduzir os riscos de contágio.

PUBLICIDADE

Anteriormente, diversas competições dos níveis Challenger e ITF já haviam sido canceladas na Ásia. A China, epicentro do coronavírus, foi o país mais atingido.

Leia mais: Circuitos ATP e WTA podem parar por seis semanas por conta do coronavírus

Finais da Fed Cup são adiadas por conta do avanço do novo coronavírus