Home Automobilismo Ayrton Senna 60 anos: Relembre cinco momentos que comprovam que ele é um dos maiores da história

Ayrton Senna 60 anos: Relembre cinco momentos que comprovam que ele é um dos maiores da história

O herói brasileiro completaria 60 anos nesse ano

Zeca Amorim
Colaborador do Torcedores

Neste dia 21 de março o grande ídolo Ayrton Senna completaria 60 anos. Relembre alguns momentos que provam que o piloto é um dos maiores da história.

 

PUBLICIDADE

 

Melhor volta  de todos os tempos

PUBLICIDADE

Em 1993, no GP da Europa, Ayrton fez a melhor primeira volta de todos os tempos. Na pista molhada, ele ultrapassou quatro carros, entre eles, Damon Hill, Alain Prost e também Michael Schumacher. Além disso, uma história curiosa aconteceu nesse GP. O brasileiro conseguiu a volta mais rápida passando por dentro do box.

 

 

 Ayrton Senna venceu sem trocar pneus

PUBLICIDADE

O piloto venceu o circuito de rua de Detroit , simplesmente sem trocar os pneus. O GP era um dos mais complicados do calendário da Fórmula 1 nos anos 1980. Entretanto, Senna venceu também a lógica e venceu a corrida, sem fazer nenhum pit stop, nesse GP, em 1987.

Ainda pilotando a Lotus amarela, Ayrton Senna, venceu essa corrida nos Estados Unidos, com 33 segundos de vantagem para Nelson Piquet.

 

 

PUBLICIDADE

Mesmo sem freios, ele também venceu!

Além de vencer sem trocar pneus na Fórmula 1, mais um fato também comprova o porquê Senna se tornou um mito. O piloto  teve problemas nos freios no ano de 1982 na Fórmula Ford 2000, no circuito de Snetterton, na Inglaterra.

O brasileiro largou na ponta e acabou precisando desviar de alguns  destroços pequenos no início. Senna teve que frear para desviar dos detritos, e ficou sem os freios dianteiros ao escapar da pista.

Mas mesmo assim, de forma inacreditável, Senna venceu essa corrida. Ele chegou nos boxes extasiado, e os mecânicos não conseguiram acreditar no início, que ele venceu sem os freios. Somente quando recolheram o carro, é que viram que o disco de freio dianteiro estava gelado, e sendo assim, portanto ele não havia sido utilizado mesmo.

PUBLICIDADE

 

 

Vencendo na chuva em Mônaco

Senna largou na décima terceira posição no GP de Mônaco, e debaixo de forte chuva, passou diversos adversários, descontando de forma impressionante a diferença para o primeiro colocado, o piloto Alain Prost. Mas em uma decisão polêmica, a direção de prova acabou interrompendo a corrida na volta 32.

Senna chegou a passar em primeiro, mas, em caso de bandeira vermelha, vale a volta anterior, e a vitória ficou com Prost. Porém, logo depois, no início da temporada de 1985, no GP de Portugal, Ayrton conquistou a sua primeira vitória, também debaixo de chuva, com a equipe Lotus.

PUBLICIDADE

 

 

Histórica primeira vitória de Senna em Interlagos

Como sempre, o herói brasileiro, não desistia fácil, e o piloto encarou com coragem um problema na transmissão de marchas da sua McLaren, no GP do Brasil. Mesmo com essa dificuldade, Ayrton seguiu em frente, e levou  o carro no braço, e conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

PUBLICIDADE

Uma vitória histórica, que teve até a invasão do público do autódromo para comemorar junto com o  grande campeão. Mais uma momento emocionante da historia desse mito das pistas.

 

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações

 

 

 

PUBLICIDADE