A noite do último sábado (7) está gravada na história do Boca Juniors. O Boca bateu o Gimnasia por 1×0 e, com o empate do River diante do Atlético Tucumán, o time de Buenos Aires sagrou-se campeão argentino de forma inesquecível. Com o título, a equipe de Carlos Tévez aumentou a hegemonia no futebol local.
Diferente do Brasil, o futebol argentino não possui campeonatos estaduais e a liga nacional da Argentina é disputada desde 1891. No Brasil, o primeiro torneio reconhecidamente nacional aconteceu apenas em 1959, com a Taça Brasil, vencida pelo Bahia. Uma diferença de quase 70 anos do futebol do país vizinho para o brasileiro, pelo menos nacionalmente.
Com o título conquistado neste último sábado, o Boca chegou a 47 títulos nacionais, entre ligas e copas – são 34 ligas e 13 copas, mais especificamente. No país, no entanto, os argentinos consideram como mais importante a soma dos títulos nacionais com os internacionais.
Sendo assim, no total, o Boca Juniors tem 69 conquistas entre as mais importantes: são os 47 nacionais e mais 22 internacionais. Nesta conta dos internacionais, o time de Buenos Aires tem, por exemplo, seis Libertadores e três mundiais.
O segundo colocado da lista é justamente o arquirrival do Boca, o River Plate. O River tem 66 títulos: são 48 nacionais e 18 internacionais. Os cinco primeiros da lista são justamente os clubes que fazem parte do “quinteto de ferro” do futebol do país, os clubes que são considerados os maiores junto a Boca e River. Independiente, Racing e San Lorenzo completam o grupo.
Y así quedó la de títulos totales ?? pic.twitter.com/jHn7aISo9B
— Diario Olé (@DiarioOle) March 8, 2020
LEIA MAIS
Decisivo para o título do Boca Juniors, Tevez vibra: “Uma das maiores emoções que tive no futebol”
Marcelo Gallardo parabeniza Boca Juniors pelo título de campeão argentino

