Home Futebol Campeonato Chileno pode ser encerrado por causa da pandemia do coronavírus, diz jornal

Campeonato Chileno pode ser encerrado por causa da pandemia do coronavírus, diz jornal

Clubes irão discutir o encerramento da competição devido ao coronavírus

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A pandemia de coronavírus preocupa a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP). De acordo com o jornal “La Tercera”, o Campeonato Chileno pode ser encerrado. Por isso, o presidente da Federação de Futebol do Chile, Sebastián Moreno, fará uma reunião extraordinária para definir os rumos da competição. O dirigente comunicará aos clubes como proceder no futuro em relação a tragédia sanitária que tomou conta do país.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

O número de óbitos no Chile em decorrência da Covid-19 subiu no último final de semana. Segundo o governo chileno, 1.909 pessoas morreram no país. O Ministro da Saúde, Jaime Mañalich, disse nesta segunda-feira que 81 pessoas estão internadas em hospitais do Chile. Porém, existem 47 pacientes necessitando de respiração mecânica. Além disso, quatro estão em estado grave, sendo três idosos. Desde o surgimento do vírus no país, são 61 pacientes recuperados.

A princípio, Sebastián Moreno não descarta a possibilidade do encerramento da temporada do Campeonato Chileno. Caso a competição seja encerrada, nenhum clube será declarado campeão e não haverá rebaixamento. Em 2020/2021, o torneio contaria com um aumento de dois times. Com isso, sairia de 18 para 20 clubes. Ao final da temporada, quatro equipes seriam rebaixados para a segunda divisão. Assim, o campeonato seria diminuído posteriormente para 18 participantes.

PUBLICIDADE

A ANFP alega que não há segurança determinar o reinício das competições. Além disso, a entidade alega que não há previsão para a disputa dos jogos restantes devido a pandemia de coronavírus, que tomou conta do Chile. Ainda segundo a publicação, a medida pode se estender para as outras divisões com as Séries B e C do Campeonato Chileno. Por outro lado, caso a situação esteja controlada, os dirigentes planejam a realização do novo campeonato a partir de junho ou julho.

Detentora dos direitos de transmissão cobra posição

O presidente da Federação de Futebol do Chile, Sebastián Moreno, após se reunir com os clubes, planeja um encontro com os executivos da Turner. A empresa norte-americana é a detentora dos direitos de transmissão das competições organizadas pela entidade. Antes de mais nada, os executivos da empresa alegam que a competição não pode devido a uma série de compromissos publicitários.

Apesar da pandemia de coronavírus, o “La Tercera” informa que a Turner ameaça suspender o repasse de cotas aos clubes por quebra de contrato. Afinal, a empresa alega que precisa cumprir o contrato que prevê a transmissão do Campeonato Nacional na TV aberta, partidas da segunda e terceira divisões, além da Copa do Chile.

LEIA MAIS:

Brasileiros que atuam na Itália estocam alimentos e criam grupos de Whatsapp para trocar informações sobre coronavírus