Home Futebol Comitê da UEFA revela análise e conclusão sobre o estilo de jogo das melhores equipes da Europa

Comitê da UEFA revela análise e conclusão sobre o estilo de jogo das melhores equipes da Europa

Representantes da direção do futebol europeu fizeram uma análise sobre os clubes da Europa nos últimos anos

Edvaldo Mateus da Silva Medeiros
Colaborador do Torcedores.com.

A direção do futebol europeu se reúne a cada ano, no dia da final da Liga dos Campeões. Fazem parte dessa equipe diretiva alguns treinadores, e ex-jogadores que se juntam para debater sobre o campeonato realizado naquela temporada, tipo o que houve de novidade, como se desenrolou a liga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Alguns nomes famosos dessa equipe de direção da UEFA são o ex-meia do Manchester United, Ryan Giggs, o ex-volante da Internazionale de Milão, Cristian Chivu e Gareth Southgate, técnico da seleção inglesa. Eles comentam sobre dados fornecidos pela Stats Zone, empresa de análise. Meses depois o resultado/conclusões da reunião é publicado em um relatório que é divulgado por especialistas da área do futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os últimos relatórios trouxeram resultados que dão margem para concluir qual estilo de jogo mais eficaz para que as equipes possam adota-lo em campo. Também ficou claro que a última década foi marcada por dois estilos: A posse de bola privilegiada adotada por Pep Guardiola e o estilo de pressão na marcação do adversário, aderida por Jürgen Klopp. Segundo os estudos, o Liverpool se adaptou ao estilo do Klopp, enquanto o Manchester City pratica a tática de cansar o oponente com a posse de bola.

Um dado importante foi o fato de que da temporada 2018 até a atual mais da metade de todos os gols na Liga têm nascido justamente da pressão no que se chama linha alta, campo de defesa do adversário, onde os times ganham a bola mais próximo do gol do oponente. Por conta desse fato, também houve um aumento no número de gols provenientes de passes errados cometidos pelos goleiros na posse de bola.

O Liverpool, por exemplo, chegou a duas finais de Liga dos Campeões consecutivas muito graças a esse formato de jogo. Em média, nessas duas temporadas, foram precisos somente 7,6 segundos entre ganhar a bola de volta do oponente e balançar as redes. O time inglês foi classificado então como direto, objetivo.

PUBLICIDADE

Os tiros livres, ou as cobranças de falta, estão cada vez menos precisas. Na temporada 2018-2019 o gol de Lionel Messi contra o Liverpool na semifinal foi um dos apenas três que houveram nas eliminatórias daquela edição. Sem contar que na temporada anterior não houve um golzinho de falta sequer.

PUBLICIDADE

O último relatório trouxe como conclusão, com base nos estudos dos dados colhidos, que os principais clubes do mundo devem buscar recuperar a posse da bola mais perto do gol adversário, e trocar até no máximo quatro passes até a finalização no gol do rival.

LEIA MAIS:

Projetando o duelo decisivo na Champions, Klopp alerta sobre João Félix

Projetando o duelo decisivo na Champions, Klopp alerta sobre João Félix

PUBLICIDADE

 

Em nota, Porto nega risco de ser banido da Champions League

Em nota, Porto nega risco de ser banido da Champions League

PUBLICIDADE

Better Collective