Home Futebol Desconfiança, mudanças e protestos: saiba aproveitamento, time-base e desafios que o Corinthians terá na pausa por coronavírus

Desconfiança, mudanças e protestos: saiba aproveitamento, time-base e desafios que o Corinthians terá na pausa por coronavírus

O Torcedores.com relembra como foi o início de ano do Corinthians, antes das paralisações esportivas devido ao coronavírus

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Estamos sem futebol! O fácil contágio do coronavírus, fez com que as competições esportivas fossem paralisadas e adiadas, para que não haja a expansão da doença. Antes disso, o 2020 do Corinthians não vinha sendo nada fácil. E o Torcedores.com relembra como foi o início de temporada do Timão.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Campanha até o momento

O Corinthians iniciou 2020 com uma nova perspectiva. Do futebol reativo de Fábio Carille, para o futebol ‘moderno’ e ofensivo de Tiago Nunes. O começo empolgou a torcida. Vitória de 4×1 em cima do Botafogo-SP na estreia do Paulistão, com um futebol envolvente e de muita posse de bola. Se tirarmos essa partida e a boa vitória contra o Santos na 4ª rodada, não sobra nada. Tropeço atrás de tropeço e o futebol não empolgava mais. O Corinthians está quase eliminado do Paulistão, com 11 pontos ganhos, na 3ª colocação de sua chave.

Além disso, uma eliminação precoce na fase de Pré-Libertadores, contra o conhecido carrasco Guarani-PAR. Derrota fora de casa por 1×0 e vitória por 2×1 em sua Arena. Eliminação pelo gol qualificado.

PUBLICIDADE

Esse início como um todo foi o pior entre as equipes que disputam a Série A em 2020. Em jogos oficiais, são apenas três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de apenas 39%. O saldo de gols na temporada ainda sim é positivo. São 14 gols feitos, contra 12 sofridos.

Time base no início de 2020 até antes da pausa

O time base dos primeiros jogos tinha: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil e Lucas Piton; Camacho, Cantillo e Luan; Ramiro, Janderson e Boselli.

As mudanças nesse time vieram devido ao baixo rendimento individual de algumas peças e também devido a lesões. Tanto Piton quanto o recém-chegado Sidcley, não agradaram na lateral-esquerda e o jovem Carlos tem tido chances. No setor ofensivo, o Corinthians perdeu Ramiro lesionado. Em seu lugar, veio Yony Gonzalez, contratado junto ao Benfica. Na outra ponta, Janderson também não agradou e acabou sendo preterido por Everaldo antes da pausa. Pedrinho que disputou o Pré-Olímpico no início da temporada, chegou a figurar entre os titulares, mas a negociação com o Benfica acabou o tirando do time de vez.

O time que empatou com o Ituano em casa, na última partida disputada pelo Timão, foi este: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil e Carlos; Camacho, Cantillo e Luan; Yony Gonzalez, Everaldo e Boselli.

PUBLICIDADE

Quais desafios o Corinthians terá na pausa?

Há quem peça a cabeça do técnico Tiago Nunes. Se não pelo rendimento, talvez pelas excessivas mudanças entre os titulares, tendo em vista, a filosofia ofensiva pregada pelo treinador. Os principais exemplos são as entradas recentes de Carlos e Gabriel na equipe. Ambos os jogadores tem características mais defensivas, coisa que Tiago Nunes, ‘quis se livrar’ de imediato.

O principal desafio do Corinthians na volta da pausa é conciliar um futebol com posse de bola, com resultados. E isso passa pela fase individual de peças como Luan, Boselli e outros. A volta de Ramiro, pode ser outro fator que ajude nessa melhora. O meia começou 2020 muito bem, mas uma lesão na 3ª rodada do Paulistão impactou e muito o desempenho da equipe.

Além disso, todos os problemas políticos envolvendo Andrés Sanchez e sua cúpula, estarão sendo monitorados pela torcida, que já vem protestando desde a eliminação na fase de Pré-Libertadores.

Impactos do coronavírus

Além da paralisação do Campeonato Paulista, a expansão do coronavírus causou o encerramento de todas as atividades esportivas do clube. Desde o futebol, até outros esportes como basquete e futsal. A principal dúvida contratual é com Pedrinho, que já tem acerto com o Benfica e que jogaria no Corinthians até o final do Paulistão. Com o final da competição em risco de não acontecer, não se sabe se o jovem ainda jogará pelo clube.

PUBLICIDADE

Quantos aos treinamentos, cada jogador do elenco tem adaptado sua rotina em casa. Pedro Henrique, Gabriel, Lucas Piton, Boselli e outros atletas já postaram vídeos de seus treinos caseiros.

Ações contra o coronavírus

O Corinthians vem divulgando em suas redes sociais, orientações quanto à limpeza das mãos e outros processos de higiene, nesse período de quarentena. Em seu site, o clube divulgou um guia chamado ,”O que é Coronavírus? Saiba quais os sintomas e como se prevenir“, que também vem sendo compartilhado em seu Twitter oficial.

Além disso, foram disponibilizadas as estruturas da Arena Corinthians e do Parque São Jorge, para utilização das autoridades no enfrentamento ao coronavírus.

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Basílio relembra primeiro gol pelo Corinthians e cita gratidão ao clube

Para passar o tempo na quarentena: Corinthians divulga Top10 com gols marcantes de sua história

Você lembra como era o Brasileirão na versão “mata-mata”?