Home Vida Saudável Coronavírus: como higienizar a casa e proteger a família?

Coronavírus: como higienizar a casa e proteger a família?

Como manter a limpeza da casa em época de coronavírus? Veja algumas dicas!

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

O coronavírus vem assustando o mundo e a pandemia já é realidade em uma série de países. Nesse sentido, uma das principais características do novo COVID-19 é a facilidade de transmissão. O vírus é resistente no ar e em superfícies, aumentando muito a possibilidade de contágio.

PUBLICIDADE

Por isso, ‘todo cuidado ainda é pouco’, como já dizia o ditado. Casa, equipamentos e vestuário devem ser criteriosamente limpos para evitar a propagação de gotículas com substâncias do vírus. Desse modo, separamos algumas dicas fundamentais para manter sua casa o mais protegida possível. Confira!

Limpeza comum

Nada de produtos ‘milagrosos’ ou álcool em gel por todo o chão! A limpeza da casa pode ser feita de maneira comum, utilizando desinfetantes e outros produtos do gênero. Além disso, uma solução com vinagre e água ajudam a higienizar o piso. Nas superfícies, é possível passar um pano com álcool 70.

PUBLICIDADE

Janelas abertas

Abrir as janelas e deixar o ar correr por dentro de casa é fundamental nessa época. A prática ajuda a eliminar o acúmulo de ácaro e poeira, mantendo os espaços arejados. Além disso, afasta um pouco do cheiro de produtos de limpeza, algo que pode ser motivo de alergia para muita gente.

E ao chegar em casa?

A casa está toda limpa e arejada, porém, você precisa ir no mercado. E agora, o que fazer ao voltar? Bom, o primeiro passo é deixar o sapato utilizado do lado de fora. O calçado pode ser um vetor para o vírus. Se precisar usá-lo novamente, leve até a lavanderia e passe um pano imediatamente. O ideal é deixar um par separado apenas para as idas ao mercado, por exemplo, evitando totalmente o contato com o interior da casa.

Em seguida, tire a roupa e já coloque-a para lavar. Se possível, tome um banho. Depois, higienize objetos, como bolsas e celulares; e locais que você tocou, como maçanetas de portas e itens da lavanderia. As embalagens de produtos, como caixas trazidas do mercado, também devem ser limpas antes de entrar em contato com qualquer pessoa.

Essas medidas não garantem totalmente a não-transmissão do coronavírus. Porém, são técnicas de limpeza eficientes que diminuem os riscos de contágio. Procure sempre seguir a recomendação das autoridades de saúde.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Coronavírus: 7 maneiras de evitar a contaminação

Coronavírus: quem deve usar máscara? E por quanto tempo?