Home Fitness Coronavírus e ansiedade: como evitar crises com tanta informação?

Coronavírus e ansiedade: como evitar crises com tanta informação?

Veja o que fazer para evitar crises de ansiedade durante a quarentena por conta do coronavírus

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

A pandemia do coronavírus que se espalhou pelo mundo nas últimas semanas tem motivado um estado de quarentena em uma série de países. Evitando frear a contaminação pelo COVID-19, os governos têm instruído as pessoas a ficarem em casa e evitarem aglomerações.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

É fundamental tomar as medidas cabíveis e se prevenir do contágio. Porém, não é hora de entrar em pânico. Por isso, nós separamos algumas dicas para aliviar a ansiedade e o estresse nesses tempos de coronavírus. Confira!

Não isole-se das informações

Fugir totalmente de qualquer notícia e informação sobre o vírus pode não ser o melhor caminho. Afinal, é necessário acompanhar o andamento da situação e ficar por dentro das últimas instruções. Dessa maneira, procure filtrar o conteúdo que recebe. Assista a programas de TV e veja pronunciamentos oficiais na internet, mas não o tempo todo! Ficar colado nos aparelhos vendo tudo sobre o coronavírus pode ser prejudicial à sua saúde.

PUBLICIDADE

Cuidado com as ‘fake news’

Em épocas de crise, as notícias falsas se espalham rapidamente. Por isso, em primeiro lugar, não acredite em qualquer informação publicada nas redes sociais ou nos grupos de amigos. Procure fontes confiáveis, como o próprio site do Ministério da Saúde. Não compartilhar nada antes de checar também é fundamental, já que você não contribui para levar a fake news adiante.

Faça atividades relaxantes

Encontre um novo hobby para o seu dia, como cozinhar ou fazer tricô. O isolamento dentro de casa pode criar situações positivas e te ajudar a aprender novos afazeres úteis para a vida. Assim, você preenche o tempo e deixa a ansiedade e a preocupação um pouco de lado. Além disso, você pode encontrar uma nova função profissional durante os dias dentro do lar.

Consuma conteúdo

Vídeos, livros, games, séries, filmes e artigos na internet são bons companheiros durante a quarentena. Quem sabe não é a hora de maratonar aquele seriado deixado de lado há meses? Dessa maneira, você pode se distrair e quem sabe até aprender um idioma novo com episódios e longa-metragens legendados, por que não?

Não interrompa a medicação

Nos últimos dias, surgiram uma série de especulações sobre a combinação de certos medicamentos com o vírus COVID-19. Porém, não suspenda qualquer tratamento antes de procurar o seu médico, principalmente a medicação controlada para fins psiquiátricos, como a própria ansiedade. Apenas o profissional responsável será capaz de passar as medidas corretas para cada caso.

PUBLICIDADE

Entenda que é algo temporário

Procure não entrar em desespero e achar que tudo está perdido por antecipação. Entenda que o coronavírus é uma crise pela qual estamos passando. Porém, com o tempo, o cenário tende a melhorar e as coisas voltam para o seu estado normal. Neste momento há uma série de pessoas trabalhando no mundo todo para encontrar remédios e vacinas eficazes para o tratamento do COVID-19.

LEIA MAIS

Coronavírus: 10 coisas que você pode fazer sem sair de casa durante a quarentena

Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações