Home Fitness Coronavírus e musculação: devo ir à academia nos próximos dias?

Coronavírus e musculação: devo ir à academia nos próximos dias?

Descubra se é seguro continuar frequentando a academia em meio à pandemia de coronavírus.

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

A orientação geral de muitos órgãos de imprensa e de saúde é a mesma: ficar em casa nos próximos dias. Tudo isso por conta da pandemia do coronavírus. O objetivo da medida é evitar aglomerações e, assim, diminuir o número de contágios do novo vírus, COVID-19.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nesse sentido, surgem dúvidas sobre uma série de afazeres do dia a dia. A musculação é um deles. Será que é seguro ir à academia com o risco do vírus lá fora? É isso que responderemos a você nos próximos parágrafos!

O que os especialistas estão dizendo?

Para os médicos e infectologistas, o melhor é ficar em casa. A academia é um local de muito contato, já que as pessoas compartilham aparelhos, bebedouros e vestiários. Nesse sentido, é fácil o vírus se espalhar no ambiente. Portanto, ao primeiro sinal de qualquer sintoma, mantenha-se em um lugar seguro e observe o quadro da doença.

PUBLICIDADE

Os Conselhos Regionais de Educação Física emitiram uma série de pronunciamentos oficiais, cada um em seu estado, visto que há diferenças na incidência do vírus. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, os profissionais declararam que é possível sim frequentar a academia, desde que o estabelecimento siga os procedimentos de segurança indicados pelos órgãos responsáveis.

Grupos de risco

Já para os grupos de risco, as orientações são mais efusivas. Enquadra-se nesse grupo idosos e portadores de doenças respiratórias (principalmente relacionadas aos sistemas respiratório e imunológico). Nesse sentido, o Conselho Federal de Educação Física instrui a não frequentar as academias e outros locais de práticas de esportes coletivos.

Além disso, o Conselho aconselha os profissionais de educação física a transmitirem treinamentos a se fazer dentro de casa, já que é importante que as pessoas mantenham algum grau de atividade física, mesmo em quarentena.

Mas e se eu for?

Caso o indivíduo opte por continuar indo à academia, é fundamental tomar as precauções devidas. Os conselhos responsáveis já instruíram os estabelecimentos a disponibilizarem álcool gel 70 e outros materiais de higiene, como sabão e água. Cabe aos locais espalharem avisos e recomendações para os alunos, deixando-os cientes da prevenção.

PUBLICIDADE

Em muitas cidades, ir à academia já não é nem uma opção. Diversas prefeituras têm exigido o fechamento momentâneo desses espaços, como o Rio de Janeiro. O mesmo acontece com shoppings, cinemas e outros ambientes com considerável aglomeração de pessoas.

Como manter-se ativo?

Mesmo com a academia fechada, é possível manter os ganhos de massa muscular e preservar a saúde. Além do mais, fazer exercícios é importante para o sistema imunológico. Nesse sentido, você pode investir em flexões de braço, agachamentos e abdominais, por exemplo. Se possível, procure um educador físico e peça orientações de movimentos para fazer em casa.

LEIA MAIS

Coronavírus e ansiedade: como evitar crises com tanta informação?