Aira Bonfim: Coronavírus – jogadoras aderem ao #yomequedoencasa

Campanha contra o coronavírus tem tomado conta da Internet

Aira Bonfim
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução

Bom, o tema “coronavírus” dispensa apresentação. O ano de 2020 começou assim… sagaz! Temos um desafio sem precedentes pela frente, e da minha parte, eu nunca, mas nunca imaginava mesmo, um isolamento social e repentino como precaução para uma passagem mais segura dos meus dias (assim como das pessoas com quem me relaciono ou tenho algum contato).

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Sem precedentes também é imaginar que o mundo dos esportes parou.

Não tem campeonato de futebol europeu, nacional, varzeano, feminino… Nem mesmo o basquete da NBA! pasmem!

Até o noticiário esportivo diário deu lugar para os informativos sobre a evolução da pandemia mundial. (Só as novidades sobre o caso de prisão do jogador Ronaldinho no Paraguai tem rompido esse status quo…).

Na minha vida particular, movida por amplas perspectivas interdisciplinares relacionadas ao esporte: dúvidas, adiamentos, cancelamentos, racionamentos e apenas perspectivas mais intelectuais para me relacionar com o tema (além da pergunta de 1 bilhão de dólares: vai ter ou não Jogos Olímpicos???).

O meu corpo, estimulado nos últimos meses pela natação e a hidroginástica no SESC, infelizmente vai ter que se adaptar a outras rotinas. Fato.

O mesmo corpo, também se adapta a novas rotinas preventivas em prol da minha saúde e dos outros. Lavar e lavar infinitamente as mãos…

OUTRAS ROTINAS

E nesse sentido, rotina de atleta é o tema aqui explorado.

Eu acompanho virtualmente pelo Instagram as postagens de algumas atletas da elite do futebol feminino. Parte delas atuam em clubes profissionais de outros países e naturalmente, no furação dessa epidemia que só se alastra, muitas tem reagido publicamente sobre esses acontecimentos antes mesmo das jogadoras atuantes por aqui.

Uma das jogadora que cito aqui é a Aline Reis, goleira da seleção feminina brasileira. A atleta quando não está com o uniforme da CBF defende o clube UDG Tenerife, da primeira divisão da liga espanhola (Laliga).

Como muito já devem saber, a Espanha é hoje um dos países focos da epidemia de coronavírus, com um número crescente diário de infectados e mortos. Nesse cenário nefasto, Aline, residente local, tem se esforçado para manter o corpo ativo, afinal, é dele que vem o seu sustento.

Fazer exercícios físicos em casa, para quem é mais do copo e da preguiça, realmente demanda uma força interna complexa e difícil. Todavia, para atletas de verdade, de alto rendimento, desenvolver uma disciplina do corpo, em tempos de quarentena, é um dever, uma necessidade, uma obrigação.

#YOMEQUEDOEMCASA

A alma fitness é de fato uma lugar por vezes muito distante a ser alcançado. Em tempos de alta conexão, cansaço e muito trabalho, o momento de isolamento nos ensina a escutarmos e prestarmos mais atenção aos nossos corpos, casas, companhias, alimentação, necessidades, chatisses e etc.

Volto aqui para o exemplo da Aline Reis porque tenho acompanhado os treinamentos reclusos que ela vem postando como um alento.

No momento atual, sair de casa não é mais um opção entre os residentes da Espanha e ainda sim, vejo nas postagens dos vídeos com exercícios e treinamentos de futebol, uma maneira de seguir, de inspirar, de ajudar e de continuar pronta!

Digo pronta porque Aline é uma das goleiras cotadas para representar o Brasil como titular depois da lesão da goleira Bárbara no último jogo amistoso entre Brasil e Canadá. Até que o COI se convença da gravidade da situação do coronavírus, tem Olimpíadas marcadas para começar em julho…

Então, além de ficar em casa, é preciso estar atento e forte! E sim, com muita saúde.

#yomequedoencasa

#euficoemcasa

View this post on Instagram

A quarentena nossa tá mais parecendo uma pré-temporada! 🤣 Em um período nosso treino, no outro, o treino passado pelo time 💪🏻 Seguimos fortes! Hoje teve até treinamento on-line com @udgtenerife ! 💙 GRACIAS @fisaude POR PERMITIRME HACER EL ENTRENAMIENTO EN CASA!INFINITA GRATITUD POR LA AYUDA!🏠🏋🏻‍♀️🙏🏻 @brunaturcatto @joyceborini7 @r__ancheta • • • #yomequedoemcada #homegym #homeworkout #fitnesslifestyle #covid19 #stayathome #kettlebell #home #fiqueemcasa #quedateencasa #pandemia #coronavirus #quarentena #quarentine #cuarentena #training #futfem #futebolfeminino #football #goalkeeper #futbol #laliga #ligaiberdrola #strongwomen #goleiros #porteros #biohacks #bestoftheday #keepgoing

A post shared by Aline Reis (@alinereisfutbol) on

PARA LER MAIS:

AIRA BONFIM: Carlota Resende: a dirigente do futebol que planejou excursionar com jogadoras e foi presa em 1941

AIRA BONFIM: TORCER: conheça a origem de uma das palavras mais importantes do futebol