Home Vida Saudável Coronavírus: posso correr ao ar livre durante o período de quarentena?

Coronavírus: posso correr ao ar livre durante o período de quarentena?

Descubra se você pode correr ao ar livre durante esse período de transmissão do COVID-19

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

Os casos de COVID-19 escalonaram no Brasil nos últimos tempos. Até o dia 26 de março, são quase 3 mil casos e mais de 70 mortes. A tendência é que, no começo de abril, tenha um pico ainda maior de contágio.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Por conta disso, muitos locais entraram em um sistema de resguardo. Academias em uma série de cidades já fecharam as portas. Com isso, as pessoas que gostam de praticar exercícios podem pensar: e nas ruas? Posso correr ao ar livre?

Opinião dos especialistas

O país não está em estado de quarentena, nem com toques de recolher ou algo do tipo, pelo menos na maioria das cidades. Ficar em casa é uma recomendação das autoridades de saúde. Dessa maneira, não há um impedimento legal para manter as pessoas afastadas das ruas.

PUBLICIDADE

É um consenso entre os especialistas que, o melhor mesmo é ficar dentro de casa, exercitando-se no quintal ou em qualquer outro espaço interno. É fundamental evitar qualquer exposição às ruas, já que até mesmo o contato com a superfície infectada pelo vírus pode resultar no contágio.

Mas e se eu quiser ir?

Bom, se a pessoa optar realmente por sair, o ideal é procurar um local vazio. Vá em locais desertas, estradas ou outros lugares sem grande movimento. Também é fundamental, claro, manter a segurança, visto que, mesmo em momentos de quarentena, certos espaços podem ser violentos e expostos à criminalidade.

Ao ver qualquer pessoa, mantenha uma distância de 2m, evitando todo tipo de contato. Não toque em nenhuma superfície, nem leve a mão à boca, olhos ou nariz. Se possível, ande com uma embalagem de álcool em gel no bolso e se higienize constantemente.

Ao chegar em casa

Em primeiro lugar, deixe os sapatos da corrida fora de casa. Coloque a roupa imediatamente para lavar. Não toque em nada e, se possível, tome um banho logo após tudo isso. Procure também passar um pano com álcool pela casa e abrir as janelas para correr ar.

PUBLICIDADE

Quem não deve mesmo sair?

As pessoas dos grupos de risco, ou que tenham contato próximo com essa população, devem evitar completamente sair da rua. Fazem parte do grupo:

  • Idosos acima de 60 anos;
  • Portadores de doenças crônicas, como asma, hipertensão e diabetes;
  • Fumantes.

Tomar bastante cuidado em todas as ações é fundamental para evitar o contágio de coronavírus. Pense que, cada nova pessoa infectada, pode transmitir a doença para centenas de outros indivíduos. Os sintomas demoram alguns dias para aparecer e pode dificultar a ciência de estar com o COVID-19.

Procure informações confiáveis e siga as instruções das autoridades de saúde.

LEIA MAIS

Multidões desafiam coronavírus para acompanhar revezamento da tocha no Japão

PUBLICIDADE