Home Lutas Da influência do pai até o topo do mundo: Aos 84 anos, Éder Jofre comenta trajetória e fala sobre boxe no Brasil

Da influência do pai até o topo do mundo: Aos 84 anos, Éder Jofre comenta trajetória e fala sobre boxe no Brasil

Em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, Éder Jofre fala sobre a influência do pai no boxe e sobre carreira em geral. O ídolo brasileiro faz 84 anos nesta quinta-feira(26)

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

No dia 26 de março de 1936, nascia aquele que foi pra muitos, o maior boxeador de todos os tempos: Éder Jofre! Com carreira brilhante, o brasileiro com fãs por todo o mundo, falou com exclusividade ao Torcedores.com . Sua filha Andrea, foi a porta-voz do bate-papo sobre a trajetória vitoriosa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Influência do pai no boxe

Éder Jofre nasceu dia 26 de março de 1936 na capital paulistana. Filho do argentino José Aristides Jofre, mais conhecido como Kid Jofre, Éder já cresceu com o boxe dentro de casa. Seu pai foi um pugilista respeitável e ajudou o ex-campeão na escolha pelo esporte.

Influência total. Ele sempre viveu boxe, então conhecia muito e desde que eu era bem criança, ele viu que eu era diferente. Quando já adolescente, em dúvida de ser jogador de futebol e lutador ele me disse : ‘se você escolher o boxe te faço campeão mundial’“, disse Éder sobre a influência do pai.

PUBLICIDADE

Estreia nos ringues

Daqui três dias, fará 63 anos da estreia de Éder Jofre nos ringues. No dia 29 de março de 1957, Éder nocauteou o argentino Raul Lopez em pleno estádio do Pacaembu. O multi-campeão falou sobre o pré-combate.

Sentimento de muita expectativa, mas confiante. Depois senti que levava jeito(risos).

Alguns feitos da carreira

– Um ano após sua estreia nos ringues, se sagrou campeão brasileiro da categoria peso-galo;
– Em 1960, conquistou o título sul-americano da mesma categoria;
– Também em 60, se tornou campeão mundial contra Eloy Sanchez;
– De 1960 a 1965, venceu TODAS as lutas por nocaute;
– Em 1973, venceu o título mundial também nos penas.

Primeiras e únicas derrotas

O ‘Galo de Ouro‘ tem cartel invejável na carreira. São 75 vitórias(sendo 52 delas por nocaute), 4 empates e apenas duas derrotas. As duas, para o japonês Fighting Harada, entre 1965 e 1966, e ambas no Japão. Éder relembra que faltou uma revanche em ‘solo neutro’.

PUBLICIDADE

Sabia que um dia deixaria de ser campeão, mas não dá forma que foi. Faltou revanche, mas ele não aceitou lutar em território neutro e com juízes neutros. A recuperação foi difícil mas a vida tinha que seguir.

Hall da Fama do boxe

Éder Jofre foi nomeado como um dos 10 maiores lutadores da história do boxe pela revista “The Ring”. Na mesma publicação, Éder foi escolhido como melhor lutador da década de 60, mesma época em que a lenda Muhammad Ali também lutava. Além disso, o ‘Galo de Ouro‘ é o único brasileiro no Hall da Fama do boxe. Mas Éder acha que outro brasileiro poderia pleitear o feito.

Acredito que o Popó tem currículo pra isso. Mas se tiverem apoio, muitos novos talentos um dia poderão chegar também.

Divulgação do boxe no Brasil

Com nomes como Éder Jofre, Popó e até mais recentemente, Esquiva Falcão, o Brasil teve ainda que pouca, alguma divulgação da prática do boxe no país. Mas nada se compara, com o apelo que já teve um dia. Éder também comentou o assunto. Nosso ídolo falou sobre a falta de investimento, e que os patrocinadores só olham para quem já é consolidado no boxe.

PUBLICIDADE

Não sei dizer ao certo. É que aqui ninguém quer investir em novos talentos. Só querem patrocinar quando o cara já é campeão. Aí fica difícil, porque é preciso treinar forte e ter boa alimentação, e a maioria dos lutadores tem que trabalhar e não conseguem treinar como se deve.

 

LEIA MAIS
Lutador do UFC acredita em conspiração do governo sobre coronavírus

Os 15 melhores combates da WWE para assistir de graça

PUBLICIDADE

Deiveson, Borrachinha e mais: Saiba quem são os brasileiros que estão mais próximos do cinturão no UFC