Home Futebol Entenda o que foi a Locospirose, campanha criada pelo Corinthians, em 2012, e resgatada ao combate do coronavírus

Entenda o que foi a Locospirose, campanha criada pelo Corinthians, em 2012, e resgatada ao combate do coronavírus

Corinthians resgata Locospirose, campanha criada em 2012, para o combate do coronavírus

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

Em virtude do surto do Covid-19, o novo coronavírus, em todo o planeta, o Corinthians decidiu relembrar da campanha Locospirose, criada no final de 2012. Mas você conhece os objetivos iniciais dessa iniciativa? Ou lembra quais foram alguns dos garotos propagandas utilizados pelo clube? O Torcedores levantou algumas informações e vai sanar suas dúvidas sobre o tema.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Objetivo inicial

Lançada poucos dias antes da decisão do Mundial de Clubes da FIFA de 2012, a Locospirose foi apresentada como um vírus “mortal”, que prometia infectar todo o Japão, onde seria realizado o torneio. Essa enfermidade seria justamente a “doença causada” pelo Bando de Loucos, apelido recebido pela Fiel Torcida. Em outras palavras, era uma campanha de marketing para exaltar a paixão dos corintianos pelo Timão.

Com o meu BMG Corinthians o seu time sempre ganha. Abra sua conta!

A campanha foi divulgada, em território japonês, um dia após o time desembarcar em Tóquio. Os personagens utilizados para apresentar a iniciativa eram: Ralf, Douglas, Cássio e Guerrero, todos com muita moral entre os torcedores naquele momento – apesar dos gols decisivos naquela edição do Mundial, o peruano perdeu muito prestígio ao acertar com o Flamengo três anos mais tarde.

PUBLICIDADE

O resultado saiu muito melhor que o esperado, com aproximadamente 30 mil corintianos atravessando o mundo para acompanhar a equipe. Isso sem mencionar os 15 mil torcedores que foram se despedir da delegação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, embora isso tenha acontecido após o lançamento da campanha.

Personagem principal

Cerca de 15 dias após a conquista do mundo, o Timão aproveitou a campanha para apresentar a contratação mais cara de sua história: o atacante Alexandre Pato, comprado por aproximadamente R$ 40 milhões do Milan (15 milhões de euros na época). O atleta chegou com status de estrela mundial ao alvinegro e a Epidemia Corintiana, outro nome dado à Locospirose, repercutiu em toda a Europa.

Novos rumos

Obviamente a iniciativa do marketing corintiano não poderia ter o mesmo direcionamento que sua primeira utilização, em 2012 e 2013, ainda mais se tratando de uma pandemia. Com o intuito de repassar mais informações e precauções sobre o coronavírus, o Timão utilizou a mesma identidade visual da Locospirose. Em pronunciamento nas redes sociais, o clube explicou o resgate da marca.

“O Corinthians revisita a campanha ‘locospirose’ para incentivar a torcida a se prevenir contra o coronavírus e, assim, aumentar a capilaridade de sua prestação de serviços para o Bando de Loucos, utilizando a mesma identidade visual para toda sua comunicação de saúde relativa à pandemia”, dizia a nota do site oficial.

PUBLICIDADE

Nesse mesmo comunicado, o Corinthians lançou a cartilha de recomendações contra a pandemia, seguindo o exemplo de outros clubes mundo afora.

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE