Home Futebol Infância, família e futebol: Conheça um pouco mais da história de Alexander-Arnold

Infância, família e futebol: Conheça um pouco mais da história de Alexander-Arnold

Lateral-direito do Liverpool está na seleção dos sub-23 mais caros do mundo, segundo o Transfermarkt

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

Trent John Alexander-Arnold, também conhecido por Alexander-Arnold ou simplesmente Arnold, é um dos destaques dos últimos anos da equipe do Liverpool comandada por Jürgen Klopp. Com apenas 21 anos, o lateral-direito dos Reds é considerado um dos melhores da atualidade na posição e está na seleção dos sub-23 mais caros do mundo, segundo a Transfermarkt.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Um pouco da história dele no Liverpool, provavelmente já foi noticiado, mas hoje você conhecerá mais sobre Alexander-Arnold, tanto no futebol, como na vida do jovem jogador fora dos campos.

PUBLICIDADE

A infância do menino apaixonado pelo Liverpool e por futebol

Alexander-Arnold nasceu no dia 7 de outubro de 1998, em West Derby, próximo ao centro de treinamento do Liverpool, em Melwood, Reino Unido. Arnold ou “Tee”, como era apelidado, morava com seus pais e seus dois irmãos, Tyler e Marcel.

Os três sempre foram apaixonados por futebol e principalmente pelo Liverpool Football Club, apesar de somente Arnold seguir na carreira. O lateral relatou que, ainda criança, não pensava em outra coisa a não ser o futebol. Ele e os irmãos passavam o dia brincando de futebol no jardim em frente ou no parque ao lado de sua casa, sempre deixando sua mãe preocupada.

“Para ser sincero, não tínhamos outros hobbies. Provavelmente é ruim dizer isso, mas é verdade. Estávamos obcecados 24/7. Minha mãe tinha essa regra: poderíamos brincar onde quiséssemos, desde que ela ainda pudesse nos ver – literalmente, com seus próprios olhos. Portanto, as opções eram o jardim da frente ou o parque do outro lado. Mas, às vezes, ela nos perdia de vista porque estávamos rasgando os fundos da casa com uma bola feita de papel alumínio ou meias enroladas.”

PUBLICIDADE

Foto: Instagram

“Costumávamos deixá-la louca. Você pode imaginar: ela está tentando fazer o jantar e, em seguida, três rapazes de uniforme de Liverpool vêm correndo pela esquina, deslizando para a cozinha. Sempre foi futebol, futebol, futebol. Liverpool, Liverpool, Liverpool.”

E de tanto respirar futebol e pulsar o coração pelo Liverpool, a oportunidade veio. Em 2004, aos 6 anos de idade, Arnold foi observado pelo então treinador, Ian Barrigan, que o levou para a academia do Liverpool, onde o garoto se destacou até chegar no time profissional em 2016.

Como o Xadrez ajudou Arnold no futebol

Segundo Alexander-Arnold, ele e os irmãos sempre foram muito competitivos e nos tempos chuvosos, quando não podiam sair para jogar bola, ficavam presos dentro de casa tentando jogar. Sua mãe então teve a brilhante ideia de pedir ao pai dos meninos que os ensinasse a jogar Xadrez. Para Arnold foi sensacional ter aquela competitividade fora do futebol.

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

“O xadrez exige a mesma competitividade e estratégia que o futebol. Mas a sensação que você tem quando sabe que está prestes a acabar com seu irmão, e não há absolutamente nada que ele possa fazer para sair disso? Ahhh , é incrível. O olhar em seu rosto.”

Em 2018 o lateral jogou uma partida com Magnus Carlsen, campeão mundial de Xadrez e foi derrotado em 5 minutos. Arnold fez apenas 17 movimentos, mas superou o gênio e bilionário Bill Gates, que conseguiu apenas 9 jogadas em partida com Carlsen.

O reconhecimento do ídolo Steven Gerrard

Alexander-Arnold começou muito cedo nas categorias de base do Liverpool. Com pouco tempo no clube, Arnold conheceu Steven Gerrard, seu ídolo. Gerrard inclusive cita Arnold em sua autobiografia de 2015, elogiando o caráter do lateral.

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

“Tive a sorte de ter alguns dias em torno de Trent durante seus dias de academia e ele se destacou. É claro que as pessoas sempre falam sobre sua técnica e as coisas que veem, mas eu vi algo nesse garoto que era mais sobre caráter. Então, o talento o levará a um determinado lugar, mas vi que ele teve a luta, o desejo e o compromisso, e é isso que o manterá lá de forma consistente ao longo do que, esperamos, será uma longa carreira. O talento é tão óbvio, mas eu vi algo diferente nele e tinha mais a ver com o personagem, e é por isso que ele está onde está.”

De promessa a ídolo do Liverpool

Certamente Arnold teria um futuro promissor com a camisa do Liverpool e tudo dependia somente dele. No clube desde os 6 anos de idade, o lateral sempre foi destaque na categoria de base. Sua estreia pelo profissional foi em 2016, aos 18 anos em partida válida pela Copa da Liga Inglesa, contra o Tottenham. Desde então os torcedores do Liverpool podem contar histórias de jogos em que o lateral, que virou ídolo, fez grandes partidas.

Foto: Divulgação

A mais especial delas, talvez, seja a vitória por 4-0contra o Barcelona em Anfield, pelas semifinais da Liga dos Campeões. A partida era o segundo jogo da decisão. No primeiro o Liverpool havia perdido por 3-0 na Espanha. Parecia praticamente impossível reverter o placar contra a equipe de Lionel Messi, mas a magia aconteceu em Anfield mais uma vez e Arnold fez parte dela.

PUBLICIDADE

O placar já estava 3-0 para o Liverpool, o suficiente para levar as partidas para prorrogação ou uma disputa de pênaltis. Mas, em uma bobeada da zaga do Barcelona, Arnold bateu um escanteio rápido e curto para Origi marcar o quarto e decisivo gol. O resultado garantiu o Liverpool na final da competição europeia contra o Tottenham.

https://www.youtube.com/watch?v=Oq7vzBdKuVU

Na final, assim como todo o time, Arnold foi seguro e ajudou o Liverpool a conquistar a sexta taça da Champions League, título que não vinha desde 2005 com Gerrard e companhia. No final do ano conquistou o mundial de clubes contra o Flamengo.

Na caminhada para ajudar o Liverpool a conquistar mais um título inglês, depois de 30 anos, o lateral é o líder de assistência da equipe na atual temporada (12) e peça fundamental para o esquema de Jürgen Klopp.

Seleção da Inglaterra: 

PUBLICIDADE

Arnold estreou pela seleção da Inglaterra em 2018, ano em que disputou a Copa do Mundo da Rússia. O lateral entou na lista dos jogadores mais jovens a estrear pela seleção inglesa.  Com a seleção, o jogador conseguiu o terceiro lugar na Liga das Nações da UEFA.

Foto: Instagram

LEIA MAIS:

Por onde anda Pavard, autor do gol mais bonito da Copa do Mundo de 2018?

PUBLICIDADE