Home Fitness Intestino preso? Veja 7 alimentos que ajudam no tratamento do problema

Intestino preso? Veja 7 alimentos que ajudam no tratamento do problema

Veja alguns alimentos que podem te ajudar a se livrar da prisão de ventre

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

O intestino preso é um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Consiste, basicamente, na dificuldade para evacuar as quantidades necessárias para manter o organismo em pleno funcionamento.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Dessa maneira, sensação de inchaço, irritação e dores no estômago são sintomas constantes para quem sofre de intestino preso. Tudo isso reduz bastante a qualidade de vida, atrapalhando o rendimento até mesmo no trabalho.

Para tratar o intestino preso, além da medicação em alguns casos, é preciso cuidar da alimentação, não tem jeito! Nesse sentido, certos alimentos têm propriedades digestivas que podem ajudar muito na regulação do sistema. Conheça alguns deles:

PUBLICIDADE

Aveia

As fibras são fundamentais para o funcionamento do intestino, já que elas melhoraram a consistência do bolo fecal, facilitando a eliminação. Logo, a aveia é um alimento rico nessas fibras. Pode ser consumida de várias formas, principalmente com frutas e mel, que deixa o prato saboroso e saudável.

Leite fermentado

Sabe aquele leite fermentado famoso na infância? Pois bem, ele é muito benefício para o intestino. A presença dos lactobacilos facilitam a digestão e podem amenizar a prisão de ventre. Apenas é preciso tomar cuidado para não exagerar, já que, em grandes quantidades, o produto pode ter efeito laxativo.

Repolho

Os vegetais folhosos, como são chamados esses alimentos, também são grandes aliados para quem tem intestino preso. Nesse sentido, o repolho é uma boa opção. Você pode consumi-lo refogado ou inseri-lo em saladas, por exemplo. Use a criatividade e a habilidade na cozinha para escolher a melhor alternativa de acordo com o seu paladar!

Arroz integral

O arroz integral possui uma boa concentração de fibras. Além disso, no geral, é menos calórico do que o arroz branco. Portanto, invista em se acostumar com a troca. Pode parecer difícil no começo, mas com um bom tempero, logo você já vai começar a gostar da opção integral.

PUBLICIDADE

Feijão

O feijão, bem como outras leguminosas, pode ajudar bastante na diminuição dos efeitos do intestino preso, além de conter ferro. É preciso tomar cuidado para não aumentar as flatulências. Pessoas com prisão de ventre causada pela síndrome do intestino irritável também devem se atentar ao consumo do feijão, visto que elas podem alternar para fazes de diarreia.

Mamão

O mamão é uma das melhores frutas para o tratamento do intestino preso. Pode ser consumido no café-da-manhã, para ajudar no funcionamento do sistema digestivo durante todo o dia. Além disso, é possível utilizá-lo em vitaminas com outros produtos, como a banana.

Café

A cafeína, por si só, apresenta um certo efeito laxativo. Logo, com moderação, o café pode ajudar no funcionamento do intestino. Para quem não gosta da bebida, é possível investir em outras opções, como chá verde, que também tem grandes concentrações de cafeína.

A manutenção da dieta não diminui a necessidade de consultar um especialista. Portanto, caso as dores sejam persistentes, é importante procurar ajuda médica.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Energia e disposição: 6 alimentos para dar um ‘up’ no seu dia

Saúde e beleza: 5 alimentos que fazem bem para a pele