Home Extracampo Já ouviu falar da Clericus Cup? Torneio é outro afetado pelo Covid-19

Já ouviu falar da Clericus Cup? Torneio é outro afetado pelo Covid-19

‘’Copa do Mundo da Igreja Católica’’ se junta à Libertadores, Champions League, NBA, F-1 e outras competições paralisadas pela pandemia

Alan Prodelik
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

 

 

O mundo esportivo vem sentindo o avanço do Coronavírus, com eventos adiados, cancelados ou com portões fechados, nas diversas modalidades. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e várias federações pelo planeta suspenderam por tempo indeterminado os respectivos certames.  Entre eles está a 14ª Clericus Cup, mundial chancelado pelo Vaticano que reuniria 16 times formados por sacerdotes e seminaristas de 70 países na Itália desde o último dia 7. O Brasil estaria presente com a equipe Aliança Luso-Brasileira.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A Europa vive no momento o epicentro da pandemia, com o maior número de casos na Itália, França e Espanha. Quarentenas parciais ou totais são impostas à população para tentar frear o vírus, que até o último boletim divulgado pelo governo italiano no fechamento desta matéria, contabilizava mais de 24.747 testes positivos e 1809 mortos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 200 casos já confirmados até domingo (15).

 

Neste contexto, os organizadores definiram paralisar a competição que terminaria em maio. O primeiro jogo da seleção Luso-Brasileira seria contra o Colégio Espanhol no último domingo (8). “Não se joga o primeiro dia da Clericus Cup 2020, adiada a uma data a ser definida depois do decreto ministerial de 4/3/2020 e as medidas contidas no que diz respeito ao tema do desporto e prevenção do coronavírus”, diz a nota.

 

PUBLICIDADE

O padre Raphael Eustáquio é zagueiro do combinado brasileiro e comentou a situação. “Recebemos com bastante tristeza o cancelamento dos jogos da Clericus Cup por hora por causa da possibilidade do avanço do coronavirus aqui na Itália, mas entendemos também que é uma situação limite e que devem ser tomadas tais medidas para garantir que o vírus não avance com a velocidade que poderia avançar. Rezamos para que Deus nos ajude nesse momento em que tantas pessoas sofrem contaminadas, mas também sofrem com o medo de que essa doença se alastre cada vez mais. Que Deus nos ajude nesse sentido.”

 

Craques de batina

Diocese de Ponta Grossa é atual bicampeã/ Créditos: Diocese de Campo Mourão

Paraná e Santa catarina realizam interestadual  dos presbíteros no futebol suíço. Evento é organizado pela Segunda Regional Sul da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB). O Torcedores.com conversou com o palmeirense padre Ezequiel, um dos talentos da equipe formada pela Diocese de Ponta Grossa e atual bicampeã, vencendo São José dos Pinhais nos pênaltis após empate sem gols, em Campo Mourão, em 2019. “Desde bem cedo iniciei o esporte. Esse foi e está sendo uma constante em minha vida mesmo, agora com a vocação sacerdotal.  É uma forma de fazer algum tipo de exercício físico e até mental”, enfatiza ele.

 

PUBLICIDADE

O sacerdote ainda conta sobre a reação na hora da tensão dentro de campo.   “Creio que a bronca faz parte do contexto do jogo. Porém, eu não procuro dar bronca. Sei que todos estão sujeitos a cometer erros. Eu me controlo. A expulsão acontece quando não segue as regras do jogo. É uma forma de disciplinar o jogador”.

Saiba mais:

 

Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações

PUBLICIDADE

CBV anuncia suspensão da Superliga; jogos que aconteceriam hoje serão remarcados

 

 

PUBLICIDADE