Home Outros Esportes Após fazer história como Kicker, Rafael Gaglianone busca facilitar ponte de brasileiros em universidades norte-americanas

Após fazer história como Kicker, Rafael Gaglianone busca facilitar ponte de brasileiros em universidades norte-americanas

Kicker na Universidade de Wisconsin por quatro anos, Rafael Gaglianone conta um pouco de sua trajetória na divisão mais disputada do College Football e vontade de dar oportunidade a estudantes-atletas nos Estados Unidos

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.
PUBLICIDADE

O futebol americano tem crescido no dia a dia dos brasileiros a cada ano que passa. Por mais que, comparado ao futebol, ainda é pequeno o número de fãs e praticantes, essa diferença tem diminuído a cada edição do Super Bowl, que acontece no mês de fevereiro, todos os anos. Além disso, a presença de brasileiros na maior liga do mundo – e em sua trajetória – trazem a proximidade, que é um dos principais fatores para captar ainda mais adeptos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

E por que o Super Bowl faz tanta gente começar a assistir? De acordo com Rafael Gaglianone, que foi kicker da Universidade de Wisconsin (Badgers), uma das maiores dos Estados Unidos, é porque este é um dos maiores eventos do mundo. E “assim como os brasileiros crescem sonhando com uma Copa do Mundo, o Super Bowl é o sonho do americano”.

Gaglianone fez o que, atualmente, é o sonho de muitos jovens brasileiros: construir uma carreira no futebol americano de Divisão 1. Nascido em São Paulo, foi aos Estados Unidos com 15 anos pela 2V Sports and Education, empresa de intercâmbio esportivo. De início, foi para ser zagueiro do futebol comum. Mas logo no primeiro ano conheceu o futebol americano e a posição de Kicker. “Logo vi que essa seria a minha melhor oportunidade de conquistar uma bolsa universitária. Então, foquei 100% no futebol americano”, diz Rafael.
E isso aconteceu após dois anos de titular na Baylor High School, quando recebeu uma bolsa integral para estudar na Universidade de Wisconsin-Madison.

PUBLICIDADE

Gaglianone teve melhor desempenho de um brasileiro, em uma universidade americana

Seu período universitário foi, de fato, diferenciado. Ganhou quatro títulos de Bowls contra universidades de peso: USC, Auburn e Miami. Além disso, em suas temporadas de NCAA, fez 63 de 78 field goals. Muitos em momentos de grande importância, o que lhe rendeu prêmios de peso para um kicker: Second-team All-Big Ten (2017), Honorable mention All-Big Ten (2014, 2018), Freshman All-Big Ten Team (2014) e 247Sports True Freshman All-American Team.

“Ser um atleta de D1 (divisão 1) em uma Universidade como Wisconsin foi realmente um sonho se tornando realidade. Os dias eram longos e as temporadas curtas. Mas todo o trabalho e esforço envolvidos no dia a dia eram pagos nos dias de jogo”, afirma Gaglianone. “Estar em um meio competitivo onde, em média, 8 dos meus companheiros de time subiam para a NFL todo ano, me ensinou muito sobre o esporte e o nível de comprometimento que uma pessoa tem que ter para alcançar seus sonhos”, completa.

Futuro no futebol americano

Por uma lesão em 2016, Rafael participou de poucos jogos na temporada dos Badgers, o que atrapalhou seus quatro anos de elegibilidade para a NCAA. Mas isso não impediu que o atleta continuasse a fazer história para os Brasileiros. “Meu maior projeto é levar o maior número de estudantes atletas do futebol americano brasileiro para estudar e jogar nos estados unidos”, diz Rafael. “Eu acredito que a melhor maneira de evoluir o esporte no cenário nacional é dar estas experiências a atletas, que possam, assim como eu, vivenciar o esporte no mais alto nível e aprender da maneira correta. Assim, poderão voltar ao Brasil e influenciar de maneira positiva o esporte”, completa.

Atualmente, além do projeto de levar estudantes-atletas para estudar fora do país, Gaglianone também passa sua experiência de 8 anos de Special Team. Ele é um dos coaches no Spartans Football, time da primeira divisão do Campeonato Paulista, a SPFL.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Brasileiro na NFL: Otávio Amorim fala sobre Undiscovered e vaga na liga