Na onda de Jorge Jesus, Vasco avalia técnicos portugueses
José Morais, Pedro Caixinha, Ricardo Sá Pinto e Rui Almeida estão cotados no Vasco
Divulgação /Chelsea
Com a saída de Abel Braga, empresários procuraram o Vasco para oferecer os mais diversos nomes de técnicos para comandar o time na sequência da temporada de 2020. O Torcedores.com apurou que o vice-presidente de futebol, José Luís Moreira, vem recebendo uma enxurrada de ligações e mensagens de agentes oferecendo os mais diversos nomes entre brasileiros e estrangeiros: promessas, experientes, estrangeiros, e também ex-treinadores do clube.
A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Com o sucesso de Jorge Jesus à frente do Flamengo, o dirigente avalia a contratação de um treinador estrangeiro. Com o Mister, o time rubro-negro venceu quatro competições: a Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e a Supercopa do Brasil. A princípio, é inspirado no sucesso do rival que José Luís Moreira pensa em seguir o mesmo caminho.
Os estrangeiros são de conhecimento do torcedor vascaíno. Nenhum nome é considerado de primeira linha na Europa: José Morais, Pedro Caixinha, Ricardo Sá Pinto e Rui Almeida. Os portugueses se encaixam na realidade financeira do Vasco. Afinal, José Luís Moreira não pretende gastar mais de R$ 400 mil com a nova comissão técnica. Antes de mais nada, o futuro treinador do clube só poderá indicar três profissionais: auxiliar-técnico, preparador físico e preparador de goleiros. Por outro lado, a alta do euro preocupa o dirigente e pode barrar uma possível vinda.
Aposta em técnicos ofensivos
O vascaíno deve estar se perguntando o que esses técnicos portugueses podem oferecer de diferente. Mais do que a competitividade, três dos quatro nomes cogitados por José Luís Moreira trabalharam com técnicos reconhecidos internacionalmente. Além disso, eles são estudiosos, gostam de armar times ofensivos e somam títulos nacionais em seus currículos.
José Luís Moreira é grande entusiasta da chegada de um treinador estrangeiro. O dirigente entende que o mercado brasileiro precisa de “sangue novo”. Ele sabe que o futebol não é uma ciência exata, mas nos corredores de São Januário vem deixando claro que o trabalho de Jorge Jesus será a referência. Porém, o dirigente descartou a possibilidade de contratar treinadores argentinos bem como uruguaios porque não se encaixam no perfil do clube. Por isso, o Torcedores.com fez um levantamento dos últimos três trabalhos dos treinadores cotados no Vasco.
Quem são os treinadores que estão na mira do Vasco?
José Morais
José Morais, 54 anos, foi auxiliar-técnico de José Mourinho entre 2003 e 2016. Nesse ínterim, foi o braço direito do multicampeão no Porto, Internazionale, Real Madrid e Chelsea. Posteriormente investiu na “carreira solo”. Em 2019, José Morais conduziu o Jeonbuk Motors ao título Sul- Coreano. O vice de futebol do Vasco, José Luís Moreira, está conversando há duas semanas com o treinador. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o português é o favorito do dirigente vascaíno.
Jeonbuk Motors (Coréia do Sul: 2019): 48 jogos, 26 vitórias, 17 empates e 5 derrotas
Karpati Lviv (Ucrânia: 2018): 12 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas
Barnsley (Inglaterra: 2018): 15 jogos, 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas
Pedro Caixinha
Pedro Caixinha, 49 anos, foi ex-auxiliar-técnico de José Peseiro, atual treinador da Venezuela, entre 2004 e 2010. Eles trabalham juntos no Sporting, Al-Hilan, Panathinaikos, Rapid Bucaresti e Seleção da Arábia Saudita. Foi oferecido ao Vasco através de Jorge Mendes, empresário de astros do futebol como Cristiano Ronaldo, Rodrigo, Falcao Garcia, Diego Costa, James Rodríguez e Ángel Di Maria. Em 2018, Caixinha venceu a Taça do México. No ano seguinte, conquistou a Supercopa do México.
Cruz Azul (México: 2018-2019): 86 jogos, 39 vitórias, 25 empates e 21 derrotas
Rangers (Escócia: 2017): 26 jogos, 14 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
Al-Gharafa (Qatar: 2015 e 2017): 23 jogos, 11 vitórias, 4 empates e 8 derrotas
Ricardo Sá Pinto
Ricardo Sá Pinto, 47 anos, é ex-atacante da seleção portuguesa. Em 2012, iniciou a carreira como treinador do Sporting. Anteriormente fez estágio no Barcelona, Real Madrid, Internazionale, Juventus, Arsenal e Manchester United. No currículo, o treinador tem as conquistas da Taça da Liga Portuguesa (2011/2012) e a Copa da Bélgica (2017/2018). Ele foi oferecido ao Vasco pelo empresário Hugo Cajuda.
Braga (Portugal: 2019): 30 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
Legia Varsóvia (Polônia: 2018-2019): 28 jogos, 15 vitórias, 7 empates e 6 derrotas
Standard Liège (Bélgica: 2017-2018): 45 jogos, 21 vitórias, 14 empates e 10 derrotas
Rui Almeida
Rui Almeida, 50 anos, é ex-auxiliar-técnico de Jesualdo Ferreira, atual técnico do Santos, entre 2010 e 2015. Nesse ínterim, trabalharam fizeram dupla no Panathinaikos, Sporting, Braga e Zamalek. Posteriormente teve passagem sem sucesso comandando times da França. Rui foi oferecido pelo empresário Jorge Mendes.
Caen (França: 2019): 11 jogos, 1 vitória, 4 empates e 6 derrotas
Troyes (França: 2018 – 2019): 42 jogos, 23 vitórias, 8 empates e 11 derrotas
Red Star (França: 2015 – 2016): 24 jogos, 5 vitórias, 9 empates e 10 derrotas

