Home Futebol Alexandre Campello ganha “combustível” para salvar temporada do Vasco: o Zé do Táxi

Alexandre Campello ganha “combustível” para salvar temporada do Vasco: o Zé do Táxi

José Luiz Moreira terá autonomia para comandar o futebol do Vasco

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A nomeação será oficializada nesta segunda-feira, mas o novo vice-presidente de futebol do Vasco, José Luiz Moreira, vulgo Zé do Táxi, vem trabalhando informalmente nos bastidores desde a semana passada. Ele está mobilizando vascaínos ilustres para salvar o clube nesta temporada. Afinal, o presidente Alexandre Campello vem encontrando dificuldades para captar recursos para pagar as contas mais urgentes.

PUBLICIDADE

José Luiz Moreira é Grande Benemérito do Vasco. Ele comandou a pasta em duas oportunidades nas gestões comandadas por Eurico Miranda. Nesse ínterim, o clube venceu apenas duas vezes o Campeonato Carioca: 2002 e 2015. Zé Luiz não tem nenhum título nacional em seu currículo. E, ainda, dois dos três rebaixamentos vascaínos tinham o dirigentes como vice-presidente de futebol do clube.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

O Torcedores.com apurou que José Luiz Moreira exigiu carta branca para comandar o departamento de futebol do Vasco. O dirigente quer autonomia para ajustar as contas, decidir se vai ou não demitir Abel Braga e André Mazzuco, além de definir a volta de Rafael Galhardo e Bruno César que foram afastados no começo do ano. Antes de aceitar o convite do Vasco, ele estava tratando assuntos profissionais em Portugal. O dirigente é dono da maior cooperativa de táxi do Rio de Janeiro. Ele também foi responsável por financiar a campanha de Eurico em anos anteriores.

PUBLICIDADE

Contratar e demitir técnicos, além de buscar uma série de jogadores para atuar pelo time, faziam parte da rotina de José Luiz Moreira no período que comandou o futebol do Vasco. O trabalho de Zé Luiz foi marcado pela política de pés no chão, e também pela gestão do elenco. Ele cuida não só dos jogadores, mas das famílias dos atletas e tem bom relacionamento com grandes empresários do futebol brasileiro como Carlos Leite, Eduardo Uran, Jorge Machado e Reinaldo Pitta.

José Luiz Moreira é centralizador e não abre mão de fazer as regras. Com ele não há portas, quem tem bom negócio pode se apresentar ao Vasco, mas evita fazer transações com intermediários. Porém, há um lado do dirigente que anima os empresários: ele não gosta de perder negócio. Além disso, foi o maior entusiasta da contratação de astros do futebol como Romário, Edmundo, Marcelinho Carioca, Petkovic, Nenê e Darío Conca. Afinal, ele é mais preocupado com o sucesso do clube do que alimentar a sua vaidade.

Dirigente tem ação milionária contra o Vasco

José Luiz Moreira venceu uma disputa judicial onde cobrava R$ 8 milhões do Vasco por antigos empréstimos ao clube. Na ocasião, o dirigente ganhou a ação e a justiça condenou o Gigante da Colina a pagar R$ 7,7 milhões. Nesse ínterim, Zé Luiz abriu mão dos juros, mas as partes não chegaram a um denominador comum sobre o parcelamento da dívida.

LEIA MAIS: