Home Futebol Vasco e Athletico não irão disputar Dallas Cup por causa do Coronavírus

Vasco e Athletico não irão disputar Dallas Cup por causa do Coronavírus

CEO confirma cancelamento da Dallas Cup: “Risco muito grande nesse momento”

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Dallas Cup foi cancelado por causa da pandemia de coronavírus. O torneio, referencia em futebol de base, é considerado uma das portas de entrada para a MLS (Major League Soccer). A competição seria realizada entre os dias 5 e 12 de abril, nos Estados Unidos. A organização se reuniu imediatamente após a confirmação do 36º caso no condado de Dallas. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (13) a fim de evitar a proliferação do vírus. A princípio, a competição deste ano não será realizada por falta de datas no calendário dos clubes convidados.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Em entrevista ao Torcedores.com, o CEO da Dallas Cup, Jim Trebilcock disse que o estado do Texas, onde o torneio seria realizado, se encontra em estado de emergência. Afinal, 36 pessoas testarem positivo para o coronavírus na região.

“Existe um risco muito grande neste momento. Afinal, algumas pessoas foram diagnosticadas com o vírus no condado de Dallas. Nós entendemos que a melhor decisão é o cancelamento do torneio. Para nós da organização, antes de mais nada, a saúde e a segurança de todos os envolvidos, são de fundamental importância”, revelou.

PUBLICIDADE

Em 2020, a Dallas Cup teria a participação de 12 clubes sendo dois brasileiros: Vasco e Athletico Paranaense. O Tigres, Rayados, León, Atlético Nacional, FC Dallas, Montreal Impact, Toronto FC, West Ham United, Derby County, e o Eintracht Frankfurt também estavam confirmados no torneio.

“Estávamos animados com a possibilidade de receber o Vasco da Gama e o Athletico. Eles são referência na formação de jogadores na América do Sul. Porém, a velocidade de infecção do novo coronavírus nos Estados Unidos, e em todo o mundo, está sendo muito mais rápido do que o esperado. Dessa forma, estamos nos unindo as autoridades locais a fim de evitar possíveis riscos de infecção para qualquer pessoa que participasse da Dallas Cup”, finalizou.

Essa seria a 41ª edição da Dallas Cup. O torneio, inclusive, é considerado um dos mais importantes torneios de futebol de base do mundo juntamente com a Al Kass Cup, no Qatar, Obendorf Cup, na Alemanha, Terborg Cug, na Holanda e Viareggio Cup, na Itália.

Saiba mais sobre a Dallas Cup

O Vasco ia jogar a Dallas Cup pela primeira vez 2020. Convidado pela organização, o Gigante da Colina aceitou fazer parte da competição a fim de fazer parcerias com os clubes da MLS. Afinal, os dirigentes buscam acordos para ingressar no mercado norte-americano.

PUBLICIDADE

A delegação do Vasco seria formada por 30 pessoas, sendo 23 jogadores, cinco integrantes da comissão técnico, além de dois dirigentes. Entre os jogadores inscritos estavam o goleiro Alexandre Fintelaman, do lateral-esquerdo Gabriel Cunha, do volante Matheus Nunes, e o atacante Luan.

Já o Athletico ia em busca do terceiro título da Dallas Cup. O clube foi bicampeão em 2004 e 2005, derrotando o Argentinos Juniors e o Santos Laguna respectivamente. O torneio revelou jogadores como o zagueiro Rhodolfo, campeão da Copa Libertadores da América pelo Flamengo em 2019, o goleiro Guilherme, do Lokomotiv, da Rússia.

Com 12 troféus ganhos, os times brasileiros são os que mais venceram a competição. Porém, o Tigres, do México, é o atual campeão da Dallas Cup.

LEIA MAIS: