Home Basquete NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Golden State Warriors

NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Golden State Warriors

Franquia se popularizou no Brasil com os ‘Splash Brothers’, mas possui um passado vitorioso no começo da liga

Jonatas Pacheco
Colaborador do Torcedores.com.

Fundada em 1946, a NBA é uma das maiores e mais tradicionais ligas de esportes no mundo. O campeonato reúne os melhores jogadores de basquete e tem uma história cheia de rivalidades e estrelas.

PUBLICIDADE

A liga conta com 30 equipes, sendo 29 dos Estados Unidos e uma do Canadá, e muitas delas já formaram verdadeiras dinastias ao longo desses anos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nesse tempo todo de existência, diversos jogadores fizeram história e construíram um legado. Michael Jordan, Bill Russell, Kobe Bryant e Tim Duncan são apenas alguns jogadores que escreveram seus nomes na história da NBA.

PUBLICIDADE

E como forma de homenagear essas lendas do esporte, algumas equipes decidem aposentar as camisas que eles utilizaram.

Golden State Warriors: o primeiro campeão da NBA

Fundado em 1946, os Warriors possuem seis títulos da NBA, mesmo número que o Chicago Bulls. Baseada em São Francisco, na Califórnia, a franquia estreou na liga na cidade da Filadélfia. E foi lá que os dois primeiros troféus foram conquistados.

Como Philadelphia Warriors, o primeiro troféu foi levantado na estreia da franquia, coincidentemente, na temporada inaugural da NBA. Liderada por Joe Fulks, a equipe venceu o Chicago Stags no campeonato de 1946. No torneio de 1955, a vitória na final foi contra o Fort Wayne Pistons.

O terceiro título da franquia foi conquistado na temporada 1974/1975, já como Golden State Warriors, contra o Washington Bullets. O grande nome da conquista foi o ala Rick Barry, que também foi o MVP das finais.

PUBLICIDADE

Após um longo período de jejum, os últimos três troféus levantados pelo Golden State foram conquistados recentemente. Com Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e posteriormente Kevin Durant, a equipe foi campeã em 2015, 2016 e 2018, se popularizando de vez no Brasil.

Confira os números aposentados pelo Golden State Warriors:

#13 – Wilt Chamberlain: pivô draftado pelo Philadelphia Warriors em 1959, se tornou um dos maiores jogadores da história da NBA. Pela equipe, foi escolhido o MVP da liga em 1960;

#14 – Tom Meschery: ala-pivô selecionado pelo Philadelphia Warriors em 1961. Selecionado para o All-Star Game em 1963, quando a equipe tinha se transferido para San Francisco;

PUBLICIDADE

#16 – Al Attles: armador draftado pelo Philadelphia Warriors em 1960. Foi o treinador do San Francisco Warriors no título da NBA em 1975;

#17 – Chris Mullen: ala selecionado pelo Golden State Warriors em 1985. Selecionado cinco vezes para o All-Star Game (1989-1993) e indicado para o time ideal da NBA em 1992;

#24 – Rick Barry: ala campeão e MVP da NBA pelo Golden State Warriors em 1975;

#42 – Nate Thurmond: pivô draftado pelo San Francisco Warriors em 1963. Foi para o All-Star Game sete vezes e fez parte do time defensivo ideal da liga em duas oportunidades.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Boston Celtics

NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Los Angeles Lakers

NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Chicago Bulls

PUBLICIDADE