Home Basquete NBA: Suspensão por conta do coronavírus cria problema em relação aos contratos dos atletas

NBA: Suspensão por conta do coronavírus cria problema em relação aos contratos dos atletas

Diversos jogadores têm seus vínculos encerrados com os clubes no fim de junho, e liga terá que estudar como minimizar os impactos

Jonatas Pacheco
Colaborador do Torcedores.com.

A pandemia do coronavírus tem causado impactos significativos no mundo do esporte. A maioria das competições esportivas suspendeu as atividades e não tem uma data prevista para o retorno.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Iniciada em outubro de 2019, a temporada atual da NBA estava marcada para se encerrar em junho deste ano. Mas seguindo as orientações dos órgãos de saúde, a liga suspendeu as partidas no dia 11 março, já na reta final da primeira fase do campeonato, devido à Pandemia de Coronavírus.

Além do prejuízo financeiro e esportivo que a NBA e as equipes irão enfrentar, há outro problema com os jogadores que se desenha para acontecer no fim de junho e início de julho.

PUBLICIDADE

Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN dos Estados Unidos, diz que proprietários de algumas franquias e executivos da liga planejam retornar com as partidas no meio de junho, inicialmente com portões fechados, no melhor dos cenários. Dessa forma, os jogos seguiriam acontecendo ao longo do ano, atingindo o calendário da temporada 2020/2021.

Acontece que há muitos jogadores que possuem contrato até o fim do calendário da atual temporada, que seria no dia 30 de junho. Este fato causa uma grande preocupação para as franquias e para a liga, já que esses vínculos deverão ser revistos, para que a competição siga normalmente.

Há duas situações contratuais que aconteceriam no fim da temporada: os jogadores que possuem a cláusula de Player ou Club Option e os atletas que só possuem acordo com as equipes até o fim dessa temporada.

Estrelas da liga, como Gordon Hayward (Boston Celtics), Anthony Davis (Los Angeles Lakers) e DeMar DeRozan (San Antonio Spurs) se enquadram na primeira alternativa. Os três possuem a cláusula Player Option no contrato. Neste caso, no fim da temporada, os atletas têm o poder escolher permanecer na equipe por mais um ano ou se tornar um agente livre.

PUBLICIDADE

No segundo caso, onde se enquadram Paul Millsap (Denver Nuggets), Serge Ibaka (Toronto Raptors) e Dwight Howard (Los Angeles Lakers), por exemplo, os atletas se tornarão agentes livres ao fim do contrato, podendo renovar com as atuais equipes ou negociar com outras franquias.

De qualquer forma, todos os jogadores que encerram o contrato no fim da temporada podem ser atingidos financeiramente, até que se encontre uma solução para o Coronavírus.

Segundo a ESPN dos Estados Unidos, executivos da NBA e a associação de jogadores pretendem se reunir para discutir e estabelecer um novo conjunto de regras de negociações, assim que os jogos estiverem programados para retornar.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Os 10 filmes de basquete que você não pode deixar de assistir

Homem é preso após violar túmulo de Kobe Bryant e Gigi

NBA: Saiba quais são os números aposentados pelo Los Angeles Lakers