Home Esportes Olímpicos O passado de Jair Bolsonaro como atleta de pentatlo militar na AMAN

O passado de Jair Bolsonaro como atleta de pentatlo militar na AMAN

Líder do Poder Executivo citou o “histórico de atleta” durante o pronunciamento em que minimizou os efeitos do coronavírus

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.

“No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar”. A frase foi dita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante um pronunciamento na noite da última terça-feira (23). Mas a qual esporte o militar da reserva e governante se referia em seu discurso?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Desde que foi decretado o estado de pandemia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tem recomendado que as pessoas fiquem em casa. Para evitar aglomerações, os principais campeonatos esportivos no mundo foram paralisados. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro aproveitou um pronunciamento para pedir que prefeitos e governadores suspendam as medidas de isolamento social.

De acordo com o governante, “90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine”. E que, com seu “histórico de atleta”, não precisaria se preocupar.

PUBLICIDADE

Aos 65 anos, é difícil imaginar que Bolsonaro tenha tido um passado no esporte. Ainda mais após ver cenas como esta gravada em uma visita ao Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro.

PUBLICIDADE

Entretanto, o hoje presidente já foi destaque no pentatlo militar. Enquanto estudava na AMAN (Acadêmia Militar das Agulhas Negras), Jair Bolsonaro chegou a conquistar um 3º lugar na modalidade em 1976, quando tinha 21 anos. Além disso, recebeu o apelido de “Cavalão” por conta da força física.

“(O aluno) evidenciou sua qualidade de atleta e desportista, competindo com atletas mais experimentados, conseguiu o 3º lugar individual, na difícil modalidade que é o pentatlo militar”, dizia o boletim a qual “Revista Veja” teve acesso em 2018.

Pentatlo militar

De acordo com o site da FAB (Força Área Brasileira), o pentatlo militar é uma prova que exige “muito treinamento, condicionamento físico, agilidade, técnica e dedicação ao desporto”. A modalidade é composta pelas provas de tiro, pista de pentatlo militar, natação utilitária, lançamento de granada e corrida cross-country.

“Na prova de tiro, a classificação é obtida pelo somatório do tiro de precisão e do tiro de velocidade. Já na pista de pentatlo militar, em um percurso de 500 metros, os competidores devem superar 20 obstáculos, com diferentes técnicas e graus de dificuldade. A terceira prova é a pista de natação utilitária, em que o atleta, em uma piscina de 50 metros, precisa transpor quatro obstáculos padronizados no menor tempo possível. Continuando os desafios, o lançamento de granada consiste no lançamento do artefato em dois tipos de situação: o de precisão e em distância. A pontuação obtida nessas quatro provas define a ordem de largada da última prova, conhecida como cross-country, quando os atletas percorrem oito quilômetros em terreno irregular, também no menor tempo”, diz o site.

Além disso, Jair Bolsonaro também se formou em Educação Física pelo Exército em 1983. O hoje presidente entrou para a reserva em 1988, quando foi eleito vereador no município do Rio de Janeiro. Desde então, vem exercendo a carreira política.

PUBLICIDADE

Leia Mais