Home Futebol “Adulto Ney” acaba com a maldição das oitavas no PSG e comanda vitória sobre o Borussia Dortmund

“Adulto Ney” acaba com a maldição das oitavas no PSG e comanda vitória sobre o Borussia Dortmund

Em jogo com portões fechados por conta da pandemia de coronavírus, Paris Saint-Germain se classifica para as quartas de final da Liga dos Campeões depois de três anos de insucessos; Neymar foi determinante na classificação da equipe francesa e garante emprego de Thomas Tuchel

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Neymar talvez seja um dos jogadores mais visados do futebol mundial. Tudo que ele faz reverbera na imprensa e nas redes sociais. Muito se cobra do “Menino Ney” e da sua postura dentro e fora de campo. Só que o tal “menino” de outros tempos finalmente cresceu, vem evoluindo bastante e mostrando que quer deixar essa alcunha para trás. Neymar foi o grande nome da vitória do Paris Saint-Germain sobre o Borussia Dortmund por 2 a 0 numa noite sem público no Parc des Princes. O resultado também garantiu a equipe francesa nas quartas de final da Liga dos Campeões depois de três anos caindo na fase anterior. O “Adulto Ney” não só marcou um dos gols da vitória desta quarta-feira (11) como já havia balançado as redes na partida de ida. Uma atuação que mostra a maturidade do camisa 10 do PSG e da equipe como um todo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Grande parte do sucesso do Paris Saint-Germain contra o Borussia Dortmund se deve à postura da equipe comandada por Lucien Favre. Com a vitória obtida no jogo de ida, o escrete aurinegro se fechou na defesa com sua já conhecida linha de cinco e apostava nos contra-ataques e nas bolas longas para Haaland, Sancho e companhia. O PSG controlou o jogo no meio-campo e pressionou o tempo todo até conseguir o gol que garantiria a classificação para as quartas de final da Champions com Neymar completando escanteio cobrado por Di María de peixinho aos 28 minutos do primeiro tempo. Foi só a partir desse momento que o Borussia começou a sair mais para o jogo. Mas também abriu espaços generosos para os comandados de Thomas Tuchel explorarem. Tanto que o segundo gol com o lateral Bernat completando cruzamento rasteiro de Sarabia.

PUBLICIDADE

Se o PSG teve 58% de posse de bola no primeiro tempo (dados do SofaScore), a postura da equipe de Thomas Tuchel mudou nos 45 minutos finais. O time negou espaços ao Borussia, compactou suas linhas na frente de Keylor Navas e explorou muito bem os contra-ataques. Neymar seguia como o grande cérebro da equipe saindo da esquerda para o meio e circulando por todo o campo. Seja prendendo a bola e cadenciando o jogo ou acionando rapidamente Cavani, Di María e Mbappé (substituto de Sarabia) em jogadas de contra-ataque. A rigor, o Borussia só levou relativo perigo ao gol de Keylor Navas após os 30 minutos do segundo tempo. Mas nada que ameaçasse a classificação do Paris Saint-Germain para as quartas de final da Liga dos Campeões com toda a justiça. E com um Neymar cada vez focado e cada vez mais decisivo.

PUBLICIDADE

O único momento em que vimos o “Menino Ney” aparecendo na partida aconteceu logo depois que o camisa 10 balançou as redes ao ironizar o atacante Haaland, fazendo com as mãos o gesto de meditação. De resto, vimos um Neymar muito mais preocupado em mostrar o seu (enorme) futebol do que em cair na provocação dos seus adversário ou cavar faltas. Falo com tranquilidade total. O tal “Adulto Ney” é um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. E se continuar assim, quem pode ganhar muito com essa nova fase do atacante é Tite e a Seleção Brasileira. O seu choro ao final da partida (após duas temporadas marcadas por lesões no início do mata-mata da Champions League) e o seu foco dentro de campo mostram um jogador que está muito mais interessado em jogar futebol do que com qualquer outra coisa. E isso é ótimo.

Este que escreve só espera que Neymar finalmente tome jeito. A sua atuação nesta quarta-feira (11) com a camisa do PSG e a maneira como tomou conta da partida dão um senhor alento para o futuro da equipe francesa e da Seleção Brasileira. Por que não acreditar no “Adulto Ney”?

LEIA MAIS:

PSG supera Dortmund em duelo de portões fechados e põe fim na “sina das oitavas” na Champions; veja os gols

PUBLICIDADE

Após falta dura e empurrão em Neymar, Emre Can recebe o cartão vermelho; assista