Ídolo camaronês completa 39 anos de idade nesta terça-feira (10)
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Os primeiros passos de Eto’o no futebol aconteceram em seu país natal, Camarões. Logo, porém, foi descoberto por clubes espanhóis. E na temporada 1997/98 chegou ao modesto Leganés, da região metropolitana de Madrid. O gigante da região, o Real Madrid, rapidamente viu talento no jovem africano, que àquela altura nem havia atingido a maioridade. Ainda na mesma época, ele vestiu a camisa dos Merengues, mas pela equipe sub-19.
No Real, entretanto, o camaronês não despontou e duas temporadas mais tarde foi cedido ao Mallorca. Pelos Barralets, Samuel Eto’o entrou em campo 170 vezes e marcou nada mais nada menos do que 70 gols entre os anos de 1999 e 2004. Além disso, nesse meio tempo conquistou uma vez o prêmio de jogador africano do ano, em 2003.
A chegada ao Barcelona
Com o prestígio conquistado na equipe da Ilha de Mallorca, a atenção de outro gigante espanhol foi aguçada. O Barcelona viu no jogador o seu camisa nove ideal. Assim, o craque de Camarões desembarcou na Catalunha e junto dele inúmeros gols e títulos. Com o Barça, Eto’o fez 199 partidas e anotou incríveis 139 tentos – média de 0,69 tento por jogo.
Além disso, o artilheiro conquistou oito títulos: uma Copa do Rei (2008/09), duas Supercopas da Espanha (2005 e 2006), três Campeonatos Espanhóis (2004/05, 2005/06 e 2008/09) e duas Champions League (2005/06 e 2008/09). Vale ressaltar que o camisa nove deixou a sua marca em ambas as finais das conquistas do torneio continental. Durante o período, recebeu novamente o prêmio de melhor jogador africano. Desta vez, porém, em duas ocasiões: 2004 e 2005.
A ida para a Itália
Na temporada seguinte, Samuel Eto’o mudou de ares. Agora, o atacante já consagrado acabou sendo contratado pela Internazionale de Milão. Mas, ao contrário do que muitos imaginaram à época, os triunfos continuaram. O mais importante, inclusive, a Uefa Champions League de 2009/10, sendo assim um tricampeonato pessoal, e de maneira seguida. Com a Inter foram 102 aparições em campo e 53 bolas na rede.
Eto’o com a seleção de Camarões
Trajado com a camisa dos Leões Indomáveis, Samuel Eto’o é uma verdadeira unânimidade. O ídolo ocupa a segunda posição na lista dos que mais entraram em campo com o uniforme camaronês. Mas está no topo da lista de artilheiros com 56 gols, estando à frente de outra lenda do país: Roger Milla. Cabe dizer ainda que o maior triunfo de Camarões aconteceu com o protagonismo do jogador, que foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2000, em Sydney, Austrália.
Como dito anteriormente, a carreira de Eto’o mostra por si só o fato dele ser exaltado como um dos grandes jogadores africanos da história do futebol. E o craque merece os ‘parabéns’, mas não somente pelo dia de hoje, mas por toda a sua brilhante jornada dentro das quatro linhas. Sendo assim, a pergunta está respondida.
LEIA MAIS:
Eto’o diz que Messi é o melhor jogador de todos os tempos
Eto’o fala quem são os melhores africanos que jogaram na Europa

