Home Futebol Por que Eto’o foi um dos grandes jogadores da história do futebol africano?

Por que Eto’o foi um dos grandes jogadores da história do futebol africano?

Samuel Eto’o completa 39 anos de vida hoje, terça-feira, 10 de março de 2020. E a pergunta do título desta matéria pode parecer redundante para alguns, já que a carreira do atacante fala por si só. Aliás, para muitos ele é o maior jogador africano da história.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Ídolo camaronês completa 39 anos de idade nesta terça-feira (10)

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os primeiros passos de Eto’o no futebol aconteceram em seu país natal, Camarões. Logo, porém, foi descoberto por clubes espanhóis. E na temporada 1997/98 chegou ao modesto Leganés, da região metropolitana de Madrid. O gigante da região, o Real Madrid, rapidamente viu talento no jovem africano, que àquela altura nem havia atingido a maioridade. Ainda na mesma época, ele vestiu a camisa dos Merengues, mas pela equipe sub-19.

No Real, entretanto, o camaronês não despontou e duas temporadas mais tarde foi cedido ao Mallorca. Pelos Barralets, Samuel Eto’o entrou em campo 170 vezes e marcou nada mais nada menos do que 70 gols entre os anos de 1999 e 2004. Além disso, nesse meio tempo conquistou uma vez o prêmio de jogador africano do ano, em 2003.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A chegada ao Barcelona

Com o prestígio conquistado na equipe da Ilha de Mallorca, a atenção de outro gigante espanhol foi aguçada. O Barcelona viu no jogador o seu camisa nove ideal. Assim, o craque de Camarões desembarcou na Catalunha e junto dele inúmeros gols e títulos. Com o Barça, Eto’o fez 199 partidas e anotou incríveis 139 tentos – média de 0,69 tento por jogo.

Além disso, o artilheiro conquistou oito títulos: uma Copa do Rei (2008/09), duas Supercopas da Espanha (2005 e 2006), três Campeonatos Espanhóis (2004/05, 2005/06 e 2008/09) e duas Champions League (2005/06 e 2008/09). Vale ressaltar que o camisa nove deixou a sua marca em ambas as finais das conquistas do torneio continental. Durante o período, recebeu novamente o prêmio de melhor jogador africano. Desta vez, porém, em duas ocasiões: 2004 e 2005.

A ida para a Itália

Na temporada seguinte, Samuel Eto’o mudou de ares. Agora, o atacante já consagrado acabou sendo contratado pela Internazionale de Milão. Mas, ao contrário do que muitos imaginaram à época, os triunfos continuaram. O mais importante, inclusive, a Uefa Champions League de 2009/10, sendo assim um tricampeonato pessoal, e de maneira seguida. Com a Inter foram 102 aparições em campo e 53 bolas na rede.

PUBLICIDADE

Eto’o com a seleção de Camarões

Trajado com a camisa dos Leões Indomáveis, Samuel Eto’o é uma verdadeira unânimidade. O ídolo ocupa a segunda posição na lista dos que mais entraram em campo com o uniforme camaronês. Mas está no topo da lista de artilheiros com 56 gols, estando à frente de outra lenda do país: Roger Milla. Cabe dizer ainda que o maior triunfo de Camarões aconteceu com o protagonismo do jogador, que foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2000, em Sydney, Austrália.

PUBLICIDADE

Como dito anteriormente, a carreira de Eto’o mostra por si só o fato dele ser exaltado como um dos grandes jogadores africanos da história do futebol. E o craque merece os ‘parabéns’, mas não somente pelo dia de hoje, mas por toda a sua brilhante jornada dentro das quatro linhas. Sendo assim, a pergunta está respondida.

LEIA MAIS:

Eto’o diz que Messi é o melhor jogador de todos os tempos

Eto’o fala quem são os melhores africanos que jogaram na Europa

PUBLICIDADE
Better Collective