Home Futebol Premiação por avanço de fase na Copa do Brasil está “salvando” as finanças dos clubes

Premiação por avanço de fase na Copa do Brasil está “salvando” as finanças dos clubes

Vasco utilizou dinheiro da Copa do Brasil para pagar parte dos salários atrasados aos jogadores

Christian Fuentes
Colaborador do Torcedores.com.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O primeiro semestre vem sendo complicado em termos financeiros para alguns clubes do Brasil. Muito em função da nova forma de pagamento que a Globo adotou para pagar as equipes referentes à cota de TV do Campeonato Brasileiro. Em acordo firmado para a competição de 2019, os 30% referente à performance de cada time só seria quitado no final do ano, quando as posições estivessem definidas.

PUBLICIDADE

Apesar de uma divisão mais justa entre as equipes, a nova distribuição trouxe consigo alguns problemas financeiros para os times. A entrada de dinheiro durante o primeiro semestre diminuiu consideravelmente. Para tentar “tapar’ o buraco deixado pela falta dessa grana, os clubes enxergaram na premiação da Copa do Brasil a solução. Pagando até 72,8 milhões para o campeão, o torneio também paga pelo avanço em cada fase. São cerca de 1,1 milhão na primeira e 1,3 milhão pela segunda. Para receber o montante total, é necessário participar de todas as fases.

Portanto, muitas equipes estão sendo “salvas” e pagando contas cruciais com este dinheiro. Ontem, o Vasco da Gama, que passa por uma grave crise financeira, pagou o salário de dezembro aos jogadores. Parte do dinheiro utilizado foi referente às vitórias contra Altos do Piauí e ABC de Natal, na primeira e segunda fase, respectivamente.  A equipe de São Januário ganhou 2,3 milhões e sua folha salarial é de 3,5 milhões. Apesar do pagamento, o mês de janeiro ainda está pendente. O clube também deve uma parcela do 13°, férias e cinco meses de direito de imagens. Ainda há dividas com funcionários. Além do Cruz-Maltino, outros times utilizam o dinheiro para pagar seus compromissos.

PUBLICIDADE

Cruzeiro, Botafogo e Fluminense

O Cruzeiro é mais uma equipe a se beneficiar da premiação da Copa do Brasil. Com 2,3 milhões também garantidos, a raposa pode pagar cerca de 80% de sua folha salarial. Hoje, a despesa com salários gira em torno de três milhões mensais. Diante da maior crise financeira da sua história, o clube mineiro sabe da importância de cada centavo. Como foi rebaixado no campeonato nacional em 2019, não ganhou premiação alguma. O Cruzeiro ainda enfrenta uma série de ações trabalhistas na justiça.

Botafogo e Fluminense são outras equipes que dependem das bonificações da Copa do Brasil. Os cariocas também enfrentam dificuldade financeira. O alvinegro vê na competição a única possibilidade de ganhar dinheiro além do Campeonato Carioca, já que não se classificou para Sul-Americana desse ano. Já o tricolor até se classificou, mas já foi eliminado. Caiu diante do Unión La Calera, na primeira fase. Com isso, também vê na competição uma boa forma de fazer caixa. O time das laranjeiras, entretanto, lidera o Campeonato Carioca. Devido a sua boa pontuação, tem boas chances de chegar as fases finais.

Leia Mais: Notícias do Vasco: Parcial de ingressos, salários pagos e mais; veja o que rolou nesta quarta (11)

 

 

PUBLICIDADE