Home Vida Saudável Quais os melhores exercícios físicos para quem tem hipertensão?

Quais os melhores exercícios físicos para quem tem hipertensão?

Aprenda exercícios físicos efetivos para quem precisa controlar a pressão alta

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

A hipertensão é a causa de muitos infartos no Brasil. Além disso, a doença pede um tratamento constante, com medicamentos e acompanhamento médico. No meio disso tudo, há alguns exercícios físicos que podem ajudar bastante, evitando o sedentarismo e reduzindo o estresse. Veja alguns deles!

PUBLICIDADE

Aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são muito indicados para os pacientes acometidos pela hipertensão. Isso acontece porque o fluxo sanguíneo durante a prática desportiva auxilia na ativação das artérias e previne o enrijecimento causado pelo sedentarismo. Além do mais, esses movimentos ajudam a queimar gordura visceral, fundamental para o controle de outras funções do corpo, como o colesterol.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Desse modo, a pessoa pode escolher a prática desportiva que mais lhe apetece. Corrida, caminhada, futebol, ciclismo e natação são apenas algumas das opções. O importante é manter a constância. Não adianta ir uma semana sim e dez não! O exercício físico tem que fazer parte da rotina do hipertenso, tornando-se um hábito frequente.

PUBLICIDADE

Musculação

A musculação também surte efeitos bem positivos para o hipertenso. Nessa modalidade, é possível controlar a respiração de maneira mais rígida. Logo, a pessoa pode sentir menos o cansaço e a falta de ar. Além do mais, o fortalecimento dos músculos prepara o corpo para qualquer outra atividade física, sendo uma boa “porta de entrada” para uma vida mais saudável.

Yoga

Os exercícios de yoga não trabalham exatamente parte específicas do corpo que beneficiam o tratamento da hipertensão, mas sim o psicológico! O estresse é um dos principais causadores das crises de aumento de pressão. Logo, é importante que o hipertenso procure atividades relaxantes. Nesse sentido, sessões semanais de yoga funcionam de maneira produtiva.

Dicas gerais

Para potencializar os benefícios para a saúde, o hipertenso pode seguir algumas dicas:

Intercale os exercícios

Não é necessário escolher apenas uma modalidade e seguir só nela. Pelo contrário, é possível investir em uma variedade maior de exercícios. Corra no parque, malhe e frequente as sessões de yoga aos finais de semana, por exemplo. O importante é ter uma rotina saudável!

PUBLICIDADE

Não vá muito além da conta

Também não é necessário fazer exercícios desgastantes ao máximo. É preciso entender o seu corpo e compreender os sinais que ele dá, como cansaço excessivo e mal-estar. Saiba que forçar demais pode dar o efeito contrário. Então, paciência!

Converse com o médico

Pergunte ao se médico os melhores exercícios. Ele vai te ajudar bastante, principalmente ao identificar certas dificuldades. O acompanhamento, em problemas crônicos como a hipertensão, é fundamental para a saúde.

No mais, os exercícios são parte de uma rotina saudável, que também engloba a nutrição e o sono.

LEIA MAIS

Coronavírus e hipertensão: quais os cuidados para os hipertensos?

PUBLICIDADE