Home Vida Saudável Coronavírus e hipertensão: quais os cuidados para os hipertensos?

Coronavírus e hipertensão: quais os cuidados para os hipertensos?

Doenças crônicas, como a hipertensão, aumentam os riscos de agravamento do quadro de coronavírus

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Os números da pandemia do novo coronavírus são atualizados e modificados a cada dia. A própria comunidade médica e os órgãos de saúde ainda não têm noção completa dos efeitos e da ação da doença, visto que é tudo muito recente.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Porém, certos dados já trazem algumas análises iniciais. O principal deles se refere à taxa de mortalidade do COVID-19, que podem chegar a 0,5% em jovens saudáveis. Porém, em idosos e portadores de doenças crônicas, como a hipertensão, o risco é bem maior.

Logo, os hipertensos devem tomar cuidados extras durante a quarentena. Veja algumas dicas:

PUBLICIDADE

Não suspender a medicação

Veiculou-se a notícia de que a ECA-2, substância que eleva o nível de angiotensina 2 no sangue, presente nos remédios de hipertensão, facilitam a infestação do vírus nas células. Por isso, o risco elevado de mortalidade. Porém, à essa altura não há estudos conclusivos que realmente solicitem alguma mudança na fórmula do remédio. Portanto, o melhor é continuar a medicação e não suspender o uso sem recomendação médica. Não controlar a pressão alta pode ser tal letal quanto o coronavírus.

Ficar em casa

A recomendação de ficar em casa é ainda mais necessária para as pessoas dos grupos de risco: idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma. Portanto, é fundamental respeitar a quarentena e não sair para rua, nem mesmo para ir ao mercado. Caso o indivíduo esteja em trabalhos essenciais, é preciso verificar a continuidade na função, já que está muito mais exposto ao vírus.

Higienizar a casa

A limpeza da casa é a mesma, investindo no uso de produtos como álcool em gel e desinfetante. Porém, o cuidado deve ser redobrado quando há hipertensos no local. Entenda que, se o vírus chegar no lugar, essas pessoas estarão mais suscetíveis ao contágio. Além disso, outros familiares sem problemas de saúde podem ser vetores de transmissão, mesmo sem sentir os sintomas do COVID-19.

Manter hábitos saudáveis

Comer de maneira saudável, praticar esportes e buscar meios para aliviar o estresse é fundamental para os hipertensos neste momento. A crise de pressão alta pode motivar a ida ao hospital, aumentando a exposição a outras pessoas infectadas. Além disso, a saúde é atingida como um todo quando o indivíduo não mantém tal rotina.

PUBLICIDADE

Fique atento aos pronunciamentos oficiais de órgãos de saúde e saiba de outras instruções para diminuir os riscos de contágio. Ao surgimento de sintomas mais intensos, procure imediatamente atendimento médico.

LEIA MAIS

Coronavírus: o que pode e o que não pode fazer durante a quarentena?

Coronavírus: posso correr ao ar livre durante o período de quarentena?