Rayan no Bournemouth. Foto: Andrew Yates/Sportimage Credit: Sportimage Ltd/Alamy Live News
Rayan precisou de apenas três partidas para marcar seu nome na Premier League. Aos 19 anos, o atacante brasileiro vive início impactante pelo Bournemouth e já aparece ao lado de nomes históricos da competição. Com um gol e duas assistências nos primeiros compromissos, ele igualou um feito alcançado apenas por Robbie Keane e Anthony Martial entre jogadores com menos de 20 anos.
Contratado para substituir Antoine Semenyo, negociado com o Manchester City, o jovem assumiu protagonismo imediato. Além disso, ajudou o Bournemouth a reencontrar o caminho das vitórias em momento importante da temporada.
Feito raro na história da liga
Rayan contribuiu com gol ou assistência em cada um dos seus três primeiros jogos na Premier League. Ele deu passe decisivo contra o Wolves na estreia. Depois, marcou diante do Aston Villa. Em seguida, voltou a balançar as redes na vitória por 2 a 1 sobre o Everton.
Antes dele, apenas dois atletas sub-20 conseguiram esse desempenho nas três primeiras aparições na competição: Robbie Keane, em 1999, e Anthony Martial, em 2015. Portanto, o brasileiro entra em uma lista curta e simbólica da liga inglesa.
Os números reforçam o impacto. Em 198 minutos, Rayan soma dois gols, uma assistência, seis finalizações e cinco passes decisivos. Além disso, acertou 87% dos 47 passes que tentou no período.
Personalidade mesmo após erro
Contra o Everton, o atacante viveu momentos distintos. Primeiro, cometeu um pênalti ao tentar driblar dentro da própria área. No entanto, reagiu rapidamente e marcou um dos gols da vitória.
O técnico Andoni Iraola destacou a maturidade do jovem após a partida. “Existem erros que temos que aceitar de jovens jogadores. Eles vão fazer coisas brilhantes, e alguns erros temos que aceitar. Faz parte do processo de desenvolvimento. Ele sabe que não pode fazer isso dentro da área.”
Em seguida, o treinador reforçou a força mental do brasileiro. “Não acho que ele é alguém que é afetado pela pressão. Rayan está acostumado a jogar sob pressão, jogou muito bem no segundo tempo e fez um gol”, afirmou à TNT Sports.
Bournemouth reage na temporada
O crescimento individual de Rayan coincide com a recuperação coletiva do Bournemouth. A equipe atravessou uma sequência de 11 partidas sem vitória entre novembro e dezembro. Ainda assim, conseguiu reagir ao longo da competição.
O time já soma 14 pontos conquistados após sair atrás no placar nesta temporada. Além disso, nos três jogos com o brasileiro em campo, o clube não perdeu. Foram duas vitórias e um empate.
Com isso, os Cherries ocupam a nona colocação, com 37 pontos, e voltam a mirar a parte superior da tabela. O Bournemouth retorna a campo no sábado, dia 21, quando enfrenta o West Ham fora de casa.

